A verdade sobre os produtos de ciclismo da Decathlon

Atenção! Houve muitos leitores que acharam que este post foi pago pela Decathlon. Sendo tão breve quanto possível: não, não foi pago.


Ahh, a Decathlon. Lar de dezenas de modalidades esportivas, um café que vende expresso a R$11 e de largos e vastos corredores repletos de  bicicletas. Há chances enormes de você ter comprado algo de ciclismo da Decathlon e, se não comprou, pelo menos de ter entrado em uma.

Bem, verdade seja dita: se você é brasileiro e não vive no centro-sul do país, talvez esteja se perguntando “Deca o que?!”. E por conta disso, antes de ir ao ponto de deixar minha opinião a respeito da verdade sobre os produtos de ciclismo da Decathlon, vou começar do começo:

O que é a Decathlon?

A Decathlon é uma rede de lojas de departamento que vende somente produtos voltado para a prática de esportes e atividades físicas. No Brasil são 21 lojas e em Portugal 23. Há também dezenas de lojas em mais de 20 países pelo mundo vendendo produtos de uma infinidade de modalidades esportivas.

decathlon-no-mundo A verdade sobre os produtos de ciclismo da Decathlon

Sério. Eles vendem de tudo. Golfe, hipismo, tênis, pesca, natação, corrida, futebol, vôlei… a lista é gigante. A Decathlon trabalha como Renner e Riachuelo, possuindo marcas próprias para cada modalidade. Ou seja, Quechua para os produtos de montanhismo, Domyos para produtos de musculação e ginástica, Kalenji para corrida e Btwin para ciclismo.

decathlon-btwin A verdade sobre os produtos de ciclismo da Decathlon

Talvez eu esteja um pouco enviesado porque somente no estado de São Paulo eles tenham 12 dessas 21 lojas. De todo modo a presença deles no segmento por aqui é fortíssima. Se você pedala em grupo, há chances enormes de alguém estar usando algo Btwin, seja uma peça de roupa ciclística ou uma bolsa de selim.

E bem, já faz bem uns 10 anos que venho utilizando produtos das linhas da Decathlon – especialmente da Btwin – comprados tanto no Brasil quanto no exterior.

Coisas que já tive da Decathlon e da Btwin

Da linha Btwin (para ciclismo):

  • Bombas de ar
  • Vários kits de chave allen
  • Camistas ciclísticas
  • Bermuda ciclística
  • Alguns manguitos
  • Várias luvas
  • Várias meias
  • Espátulas de pneu
  • Capacete
  • Corta vento
  • Corta vento impermeável
  • Alforges
  • Bolsas de selim
  • Cadeados
  • Caramanholas
  • Porta caramanholas
  • E provavelmente mais algumas coisas que não estou me lembrando

De todas as outras linhas:

  • Botas
  • Barraca
  • Isolante
  • Camisetas, bermudas, calças e meias
  • Suplemento alimentares
  • Monitor cardíaco
  • Casaco de inverno rigoroso
  • Etc, etc, etc…

Cara, sei lá. É tanta coisa que houve pedais em que eu estive literalmente com todas as peças de roupa da Decathlon – do capacete às meias. E depois de muitos anos usando itens deles tanto da Btwin como de outras linhas é isso o que eu tenho a dizer:

A verdade sobre os itens de ciclismo da Decathlon

Eu já tinha um apreço muito grande pela Btwin. Mas foi algo que ocorreu no dia 27/12 que me motivou a escrever de vez sobre o assunto. Na ocasião fui atropelado por um carro lateralmente e arremessado a uns bons metros de distância, quebrando meu braço e batendo a cabeça no chão. E na cabeça eu usava um… capacete Btwin!

Capacete-btwin-decathlon-2 A verdade sobre os produtos de ciclismo da Decathlon

Ele absorveu brilhantemente o impacto. E uma coisa é você falar que um item presta porque ele durou tantos meses ou anos. Outra é contar com ele para que ele proteja sua vida e ele dar conta do recado.

No mesmo acidente eu utilizava também um alforge Btwin que foi ralando pelo asfalto e sofreu apenas um pequeno corte na lateral. Incrível!

Pois então chegamos ao X da questão a verdade sobre os itens de ciclismo da Decathlon é que eles são sensacionais!

SENSACIONAIS!!!

E para você não pensar que fui mesmo pago para dizer isso, deixo claro até os itens que tive da marca e que não me agradaram.

Coisas da Decathlon que me deram dor de cabeça

Eis os únicos itens nesse ano todo que me deram dor de cabeça – que eu me recorde:

  • Uma blusa Btwin – ela tinha um zíper no bolso traseiro que era uma Porcaria com P maísculo;
  • Meias Artengo de cano baixo – elas rasgam onde fica o dedão com facilidade;
  • Frequencímetro Geonaute – qualidade da fita é ruim. Parou de funcionar logo;
  • Uma jaqueta Btwin impermeável – ele não tinha capuz e ficava entrando água por todo canto

Coisas da Decathlon que me deixaram contente

Todo o resto! Sério. Segunda pele e casacos que usei em temperaturas de até -20ºC, botas que utilizei para subir montanhas no Brasil e outros países, alforges que aguentaram muito mais que o peso especificado. Eu usei, abusei e levei tudo que comprei deles ao campo de batalha e quase tudo voltou intacto.

A maioria dos itens que comprei e que acabaram dando problema foram realmente levados ao limite por mim, como uma mochila de bolso de uns 10 reais que carregou quase 10kg em bagagem sem chiar. No mais, tenho caramanholas há 2 anos, luvas há 3, uma camisa há 4, uma bermuda ciclística há 5 e um capacete – o mesmo que me protejeu no acidente – há 6. Isso sem falar de tantas outras coisas de linhas diferentes como as excelentes botas Quechua Forclaz 100.

Some a isso o fato de quando você for a Decathlon poder comprar itens de linhas paralelas, como de corrida e montanhismo para complementar e utilizar nos pedais, suplementos alimentares, facilidade de pagamento e a possibilidade de andar de patinete pelos corredores sem ninguém achar ruim e pronto: um paraíso.

tour-virtual-em-nossas-lojas-20150427 A verdade sobre os produtos de ciclismo da Decathlon

Não bastante, na última vez que fui à loja esqueci o farol do carro ligado e a bateria foi pro saco. Eis que um funcionário me ajudou a fazer a famosa “chupeta” no estacionamento para que eu pudesse sair de lá na paz.

Veredito e dicas

A Decathlon tem alguns pontos a melhorar: muitas vezes as filas são longas e demoradas próximo a datas comemorativas, alguns itens que você consegue comprar fora da Decachlon – como suplementos alimentares – possuem o preço bastante inflado e por fim em algumas lojas é difícil encontrar tênis com numeração maior que 42.

No mais, recomendo!! Se você tem uma Decathlon perto de você e nunca passou por lá, pare tudo o que está fazendo e vá conhecer. Variedade e preço convidativo são pontos altos. No entanto o que mais me encanta lá é a qualidade dos produtos. Tem coisa que eu sei que irá durar ainda por muitos anos – tanto da parte de ciclismo como de outras modalidades.

Aliás, se você está fora do Brasil melhor ainda – os preços são ridiculamente mais baixos e vendem até em maior variedade.

Por fim, se for pra lá com a intenção de comprar algo de ciclismo, passe nas outras seções também. Sempre há apetrechos e roupas em oferta que podem ser utilizados no pedal, como manguitos, luvas e outros itens.

Abraços e curta a página do Aventrilha no Facebook:

 

  • Gosto é gosto né.

    • Fernando – Aventrilha

      Sim.

  • Magnus

    Não acho os produtos assim tão bons. As câmaras de ar, por exemplo, são de péssima qualidade. Lanternas e faróis também são bem limitados. Enfim, de forma geral são produtos baratos e de baixa qualidade. Não deixa de ser uma opção pra quem está com orçamento curto, mas daí a fazer uma postagem elogiando a qualidade dos produtos…

    • Pois é, eu também acho, mas como eu disse gosto é gosto. O cara falar que não esta fazendo propaganda e fazer um belo post desse já acho que é besteira. E o que achei mais engraçado é que ele fala do capacete que o protegeu, uai, mas a finalidade deste não seria essa???

      • Fernando – Aventrilha

        Rafael. O post foi escrito com a ideia de incentivar que as pessoas comprem produtos na Decathlon pois baseado em minhas experiências com a marca o resultado normalmente é positivo. Você tem todo o direito de achar o post uma besteira, porém veja que ainda há muitas pessoas com um pé atrás sobre a marca e eu, como blogueiro de opinião, venho ajudá-las em seu processo de decisão de compra.

        Como paralelo, é o mesmo que faço quando falo sobre determinados tipos de suspensão, de câmbios, de freios, etc. A diferença é que aqui falei de toda uma rede de lojas

        Há inúmeros capacetes que não protegeram seus donos ou racharam-se facilmente no impacto. Portanto recomendo o capacete também – que é um item com o qual não se brinca.

        Abraços

    • Fernando – Aventrilha

      Olá, Magnus.
      Como disse, são MINHAS experiências com a marca. Como blogueiro de opinião – leia”opinião” em voz alta – faz parte do meu trabalho recomendar o que gostei e não recomendar o que não gostei.
      Porém veja: você não acha os produtos bons e critica minha postagem. Seria o mesmo que eu achar os produtos bons e criticar seu comentário.

  • mimi

    Bom, fui pesquisar umas bermudas para pedalar da marca deles, e apesar do preço ser convidativo, seria jogar dinheiro fora. Na época, pelo menos (exatos dois anos, quando começava nesse esporte), achei o forro de péssima qualidade, não agüentaria nem uma hora de selim… E as blusas de um tecido quente… Preferi comprar na centauro, não q a marca deles seja uma maravilha, mas com certeza apresenta melhor custo-beneficio. Na minha opinião, bro… 😉

    • Fernando – Aventrilha

      Olá, Mimi

      Grandes varejistas, grandes ofertas, grandes possobilidades de pontos fora da curva. Como disse, também tive experiências péssimas com a marca. Também acho que alguns preços são mal planejados, como os das bermudas – e também das camisas, vale lembrar.
      No geral, tive muito mais experiências boas que ruins. E comparando com o mercado, decidi recomendar. Na minha opinião, bro! 😀

  • Zalan

    Fala cara! Boa matéria!

    Só uma correção: Essa jaqueta “impermeável” não é impermeável não, ela é um corta-vento. Todas impermeáveis tem capuz. A sua não tem pq não é feita para aguentar chuva (apenas alguns respingos).

    Portanto você está avaliando como ruim um produto que está sendo utilizado de forma incorreta, blz?

    abraço!

  • Clayton Valverde

    Se não posso me considerar usuário dos produtos da Decathlon, ainda que já tenha comprado alguns poucos deles, o que não tenho nada a reclamar é do atendimento. Levantei algumas dicas de bikes antes de comprar a minha, e mesmo depois de falar com o montador/vendedor deles que meu objetivo era uma bike razoável mas usadinha (até pelas limitações que tinha de grana pra gastar) o cara foi super atencioso, falando sobre as bikes que eu tinha pra comprar e mesmo montando uma Caloi Elite 20 pra eu experimentar na loja da ZN em São Paulo. Então só tenho elogios à loja.

  • Joao Gaspar

    Decathlon tem produtos de excelente relação custo-benefício… no estrangeiro. Aqui os preços são super inflacionados, basta comparar por exemplo:
    http://www.decathlon.com.br/camping/barracas/barracas-1-a-3-pessoas/barraca-de-trilha-arpenaz-3-fresh-black-quechua?skuId=2030820
    e
    https://www.decathlon.pt/tenda-arpenaz-freshblack-3-id_8357355.html

    um acréscimo de apenas 270%…..e não os nossos impostos não justificam esta disparidade, mas como vamos pagando…..

  • Clayton Anderson de Almeida

    Amigo, sei que não tem muito a ver com o post, mas vou compartilhar uma experiência que tive de certa forma com a Decathlon.
    Comprei um par de Pneus Kenda K837 para MTB no site da Decathlon, e escolhi retirar na loja própria, aqui em Belo Horizonte.
    Cara, que diabo de pneu fedorento !!!
    Deixei a bike ainda em processo de remontagem dentro de casa, e ao voltar do trabalho e abrir a casa, o fedor da borracha era simplesmente insuportável.
    Eu já tenho rinite alérgica, e o fedor era tanto que logo de imediato a minha rinite atacava.
    Acho que nunca vi um pneu feder tanto !!!
    Quanto à loja, realmente a variedade de produtos é enorme !!!