Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

bikes-estranhas

Você se assustou e estranhou quando surgiu a Cannondale Lefty? Ou quando seu primo disse que ia começar a pedalar e comprou uma Caloi Brisk? Acha essas bikes estranhas ou bizarras?

Os anos 90 receberam uma quantidade enorme de inovações por parte dos fabricantes de mountain bikes com o conceito de quadros Full Suspension surgindo, os primeiros freios a disco e muitas marcas novas entrando no mercado.

Então se você achou a Brisk do seu primo estranha, as bikes aqui da lista vão deixar seu cabelo em pé. Vamos lá.

10- Fisher RS-1

A primeira bike bizarra de nossa lista é do ano de 1991. A Fisher RS-1 foi uma das primeiras tentativas de deixar o quadro de uma bike com suspensão.

Fisher Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

Tudo nela chama atenção: A suspensão dianteira que fica presa à mesinha, os rotores dos freios parecem CDs e a discreta suspensão traseira que fica bem escondida entre o pneu e o movimento central (mal da pra ver na foto).

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1991_Fisher_RS1.html

9- IRD FS

Simples assim. IRD FS. A bike do ano de 1992 também tentou trazer a inovação de uma full suspension com elastômeros.

IMD Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

O que chama bastante atenção nessa bike, além da esquisita suspensão traseira, é  fato da corrente “flutuar”, dando uma aparência bem limpa mas também bem esquisita.

Hey, Psiu! Está curtindo o artigo? Então curta nossa página no Facebook Também!

 

Continuando…

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1992_IRD_FS.html

8- Cannondale Delta V 1000

A Cannondale sempre inovando… Esta, também de 1992, mostra como sempre a marca teve afinidade para tentar fabricar coisas nunca tentadas antes.

DV1000 Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

As duas suspensões chamam atenção pela tentativa de inovação. A traseira ocupa um espaço atrás do canote, enquanto a dianteira adota um formato acima do garfo – sistema que chegou a ganhar alguma popularidade mas não vingou. Merecidamente na lista de bikes estranhas.

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1992_Cannondale_DeltaV1000.html

7- Outland VPP

Outra bike com uma suspensão dianteira bizarra. A Outland chama atenção pelo sistema VPP (Virtual Pivot Point, ou Ponto Pivô Virtual).

OutlandSide-1 Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

O sistema não fica no garfo, mas num sistema pivô entre o garfo e o head tube. A suspensão traseira também, bastante “arrojada” da bike de 1998.

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1998_Outland_VPP.html

6- Cannondale Raven 700

Outra Cannondale aqui. Dessa vez uma de 1999. O design chega até a lembrar uma Caloi T-Type, o que mostra a tendência da época

RavenSide Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

Mas uma vez uma suspensão única acima do garfo, abaixo do headtube. O canote ficava quase que suspenso na bike, todo aparente para fora, preso apenas por algumas estranhas presilhas. Bizarra e presença forte nas bikes estranhas.

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1999_Cannondale_Raven700.html

5- Retrotec

Chegamos ao nosso top 5 da bizarrice. Agora a coisa vai ficar feia. E em quinto lugar temmos uma Retrotec de 1993. A fábrica produziu cerca de 50 unidades e nem sequer possui um nome para essa série.

RetrotecYlw Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

O ponto alto dessa bike certamente é seu quadro. Com design extremamente “alternativo”,  a bike não possui um downtube nem chain stay – mais uma vez uma corrente flutuante. Além dos furos bem exóticos, o quadro ainda tem um cabo de aço ao invés de seat stays. Uma tentativa clara de deixar a bike mais leve.

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1993_Retrotec.html

4- Slingshot

Seguindo o exemplo da anterior, essa bike também tentou inovar com a substituição de uma parte do quadro por um cabo de aço.

95SlingSide Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

A ideia do cabo é basicamente substituir o tubo. Como na época – 1995 – o alumínio ainda estava sendo introduzido e o aço era extremamente pesado, a teoria até fazia sentido. Estranho, no mínimo.

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1995_Slingshot.html

3- Comtek

Chegamos ao top 3 e você não poderia esperar algo diferente de bikes estranhas e bem bizarras!

rcomtekside Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

Que tal? Essa Comtek aro 20″, com uma mesinha absurtamente grande e design bizarramente arrojado fica em terceciro lugar com justiça. Fabricada em 1996, essa mountain bike chama atenção por um pedivela muito grande, com combinação 34/46/56.

http://www.mombat.org/MOMBAT/Bikes/1996_Comtek.html

2- Legacy 2WD Ovation

Ok, aparantemente nada de estranho. Certo? Pois repare bem:

legacyside Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

A ideia aqui foi construir uma bike com tração nas duas rodas. Isso mesmo, é uma bike 2×2! Em 1991, ano de fabricação da bicicleta, muita gente reclamava das derrapadas da roda traseira em subidas íngrimes e a Legacy entrou em ação… Bem, pelo menos tentou.

O cabo em teoria transmite a força aplicada na roda traseira para a dianteira, fazendo as duas girar ao mesmo tempo. Aparentemente ninguém pensou  que um cabo passando entre as pernas seria um pouco incômodo. Bike estranha e bizarra com merecimento.

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1991_Legacy2x2.html

1- Ritchey Lite Beam – a bike mais estranha!

Finalmente. A campeã! Algo genuinamente estranho e que a gente não vê na trilha todo dia.

95LiteBeamSide Top 10 Mountain Bikes estranhas e mais bizarras dos anos 90

O que dizer? Uma “suspensão” traseira  diretamente no selim e sem ajuste de retorno dos elastômeros. A bike não tem canote, somente uma haste que liga o banco ao top tube do quadro.

A ideia era que muitos fabricantes queriam desenhar suas bikes fulls porém sem precisar de engenharia para introduzir a tecnologia no próprio quadro, então tentou-se criar um canote que pudesse ser apenas instalado, resolvendo esse problema.

O sistema, porém, não convenceu e deixou a desejar. Muita gente reclamou de sua ineficiência e não se vê mais essas magras hoje em dia.

http://mombat.org/MOMBAT/Bikes/1995_Ritchey_Lite_Beam.html


É isso aí. Tem alguma outra bike estranha que não esteja na lista? Mande uma mensagem e deixe seus comentários.


Special thanks to the guys from Mombat.org for the galery and colection. Salutations from Brazil!