Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)

Update 12/12/16 – ATENÇÃO: As calculadoras de pressão de pneus, de quadro e de subidas do Aventrilha.com.br estão passando por problemas técnicos. Peço compreensão se por ventura você não conseguir utilizá-las.


Qual o tamanho de quadro certo de mountain bike pra você? Antes de começar vou fazer quatro ressalvas importantíssimas:

  1. Esse post não substitui a realização de um bike fit!
  2. Só falarei a respeito do tamanho de quadro de mountain bike cross country.
  3. Antes de falarem “Fernando você está louco esse não é o jeito certo!“. No final do post incluo todas as fontes que utilizei para compor o texto.
  4. Os cálculos servem tanto para homens como para mulheres.

Ok, vamos lá. Hoje vamos falar de escolha de tamanho de quadro certo para mountain bike cross country. Um assunto que já foi bastante comentado porém que eu acredito que ainda haja muita nebulosidade pairando sobre seu real significado.

Começarei pela pergunta mais frequente quando alguém busca escolher um tamanho de quadro certo de MTB:

“Depende da minha altura, não é?”

tamanho-ciclista-escolher-tamanho-de-quadro-ideal Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)

Sim, depende de sua altura… E de um monte de outros aspectos bem mais importantes que a altura. Na verdade ao medir sua altura você está dando larga importância para o tamanho do seu pescoço e cabeça – algo que pouco importa quando estamos escolhendo o tamanho certo do quadro.

Por exemlo: eu tenho 1,79m de altura e você 1,84m. Porém isso só acontece pois eu tenho um pescoço mais curto e uma cabeça menor. Isso quer dizer que temos que escolher quadros de tamahos diferentes? Estranho, não é?

Ok, antes de irmos para a pergunta “mas então quais medidas importam quando escolho um quadro?“, quero te perguntar outra coisa antes. Quando falamos tamanhos de quadros de mountain bike nós dizemos números como por exemplo, 15 ou 17 polegadas. Mas… 15 polegadas do que?

“O que quer dizer os números dos tamanhos dos quadros de MTB?”

Antes de mais nada, lembre-se que 1 polegada = 2,54 centímetros. E o que esses números – 15, 17 e 19 – estão medindo? Eles medem o comprimento do  seat tube da sua bicicleta:

seat-tube-tamanho-de-quadro Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)

Ou seja, 15 = 38,1 centímetros, 17 = 43,18 centímetros e por fim 19 = 48,26 centímetros. Então sim, de certa forma a altura do caboclo tem a ver com o tamanho do quadro, pois quanto mais alto, mais longas as suas pernas.

Porém nós somos diferentes um do outro. Quer dizer, duas pessoas de 1,80m altura não necessariamente terão pernas, braços, pés, dedos, bacia, unhas, orelhas do mesmo tamanho.

Portanto apesar de altura ser sim importante e da medida do Seat Tube ser relevante, quando pensamos em tamanho certo de quadro devemos levar em conta outra medida do quadro mais relevante:

O tob tube efetivo / horizontal: A medida mais importante no tamanho do quadro

top-tube-efetivo-horizontal-tamanho-de-quadro Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)

O top tube propriamente dito é a parte superior de seu quadro, como indicado na foto. Porém quando falamos de geometria de quadro, o que realmente importa é o chamado top tube efetivo ou top tube horizontal ou mesmo de top tube virtual.

E de fato essa é uma medida virtual. É como se você passasse uma linha imaginária que liga o head tube a uma outra linha que sai do canote… bem, ficou meio estranha essa explicação. Mas é só olhar a imagem acima e acho que já dá pra entender.

Essa é certamente a medida mais importante  quando se fala de tamanho de quadro (OBS: Algumas pessoas falam do Standover Height. Coloquei links no final que ajudam a refutar essa ideia). Você definitivamente deve escolher seu quadro a partir dessa medida, e não a partir dos tamanhos 15, 17 e 19 – o tamanho do seat tube.

“Ué, mas por quê?”. Simples, cara pálida. Porém para isso vamos falar partir para o próximo item:

O seu cavalo, seu tronco e seu braço

Eis aqui um cavalo e um tronco:

cavalo-e-tronco-brincadeira Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)

Hahaha, brincadeira. Só para descontrair. Na verdade aqui está o cavalo, o tronco e o braço ao lado da altura no corpo humano:

medidas-tamanho-de-quadro-certo Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)

Deu pra ver melhor o que comentei no início, sobre a cabeça e o pescoço? Pois é. Ao pegar só as medidas do cavalo, do tronco e do braço não mediremos essas partes do corpos que não importam muito quando falamos de geometria de quadro.

Siiiim, há outras medidas que um profissional especializado toma quando realiza um bike fit de qualidade: antebraço, quadríceps, panturrilha até calcanhar,etc. Porém essas três, cavalo, tronco e braço, são primordiais para o tamanho correto do quadro de MTB. Os outros são apenas medidas de posicionamento e regulagem de outras peças, como a mesinha/avanço, pedivela, altura do canote, tamanho do guidão, etc.

Mas preste atenção: Não estamos realizando um bike fit aqui, só escolhendo o tamanho do quadro.

Agora estamos chegando ao X da questão. Lembra-se quando disse que a medida mais importante do quadro é o top tube efetivo/horizontal e não o seat tube? Pois é. No próximo ponto contrui uma calculadora para você saber qual é o tamanho ideal de quadro para você a partir dessas 3 medidas:

A calculadora de tamanho ideal de quadro de mountain bike

Adoro calculadoras, como você já deve ter visto no caso da calculadora para pressão de pneus de mtb e também da calculadora de nível de dificuldade de subidas. Agora chegou a vez de falar de uma para calcular o tamanho de quadro.

Antes de continuar, tire suas medidas acima da seguinte forma (ter alguém para ajudar aqui facilita bastante):

  • Cavalo: vista sua bermuda ciclística para isso e fique descalço:
cavalo Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)
Foto: Competitive Cyclist
  • Tronco: Sente-se em um banco e encoste suas costas numa parede:
tronco Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)
Foto: Competitive Cyclist
  • Braço: Segure um objeto com sua mão e estique o braço. Não force seu ombro para trás ou para frente. A régua deve começar no centro da palma de sua mão e terminar no primeiro ossinho de sua escápula. Atenção: Tire a medida dos dois braços, some e divida por dois. Assim você terá a média dos dois braços e uma medida mais exata:
braço Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)
Foto: Competitive Cyclist

Pronto, agora que você já tem os números em mãos, vamos descubrir qual é o tamanho de quadro adequado para você. Mais uma vez, a fonte que utilizei para elaborar o algorítimo por trás dela está no final do post. Vamos lá:

[CP_CALCULATED_FIELDS id=”8″]

Deu um número grande depois da vírgula? Dê uma arredondada, pegue só as 2 ou 3 primeiras casas decimais. Esse é um ótimo parâmetro. Curta a página do Aventrilha no Face se estiver curtindo esse artigo:

“Mas onde eu encontro esse número de tamanho de quadro??”

Fabricantes sérias e de qualidade sempre divulgam qual é o tamanho do top tube horizontal tanto no quadro como na tabela de geometria do quadro no site. Veja esse para um modelo de mountain bike da Specialized:

Specialized-Mountain-Bike-geometria-tamanho-de-quadro Qual o tamanho de quadro de mountain bike certo para mim? (Com calculadora!)

Repare na letra B. Aqui ela é dada em milímetros, mas isso não importa. Vou me usar como exemplo: Na calculadora o tamanho do top tube horizontal para mim foi de 59,6cm (ou 596mm). Muito próximo do tamanho M, não é? Pois esse é o tamanho ideal de quadro para mim!

Note também na letra A do quadro tamanho M – 445. A medida está dada em milímetros. Convertendo para polegadas temos 17,5! Exatamente o tamanho do quadro.

“Mas, Fernando. Eu tenho 1,80m de altura e aqui nesta tabela desse quadro está falando que eu preciso ter um quadro 17,5! Não vai ficar pequeno? Eu sempre usei o 19!!!”

Então usou errado… que nem eu! Aconteceu o mesmo comigo. Sempre comprei quadro 19 já que minha altura é 1,80m. Todos os sites falam que tem que ser assim e eu entrei na onda. A última bicicleta que comprei é tamanho 17 e eu nunca me senti tão confortável em uma mountain bike!

Por eu ter um cavalo longo, o que deve ser ajustado na bicicleta é a altura do canote, não o tamanho do quadro!

Lembre-se: quadros diferentes possuem geometrias diferentes. Não é porque essa tabela aí acima falou que seu quadro deve ser o 19 que todos os quadros 19 servirão para você!! Use sempre o seu top tube horizontal e encontre no site da fabricante o tamanho que tenha essa medida de top tube horizontal.

Conclusão

Sim, eu sei. Esse é um assunto extenso e pode ser bastante frustrante ler que o tamanho do seu quadro está errado para você. Eu tive essa mesma sensação quando descubri que minha antiga bicicleta era muito grande para mim, mas isso me ajudou a escolher minha nova bike no tamanho adequado.

Lembre-se também das seguintes coisas quando for usar essa calculadora:

  1. Ela não substitui um bike fit! Ela simplesmente te orienta a escolher um tamanho de quadro adequado. Se quiser saber isso com precisão cirurgica, faça um bike fit! FAÇA UM BIKE FIT!! Estamos entendidos? O bike fit é uma ferramenta excelente e que eu considero um dos upgrades mais importantes que você pode dar para você mesmo – como comentei nesse post sobre os upgrades mais importantes do mountain bike.
  2. Novamente: Esse post é somente para Mountain Bikes Cross Country! Os cálculos presentes aqui não são úteis para bicicletas de All Mountain/Enduro, de Downhill ou outras modalidades de mountain bike ou ciclismo de estrada.
  3. Curta a página no Facebook e se inscreva na Newsletter do Aventrilha se curtiu esse post (logo abaixo)

 


Fontes de pesquisa:

https://www.evanscycles.com/en-br/help/bike-sizing-mountain
http://www.cycleexperience.com/getting_the_right_size.php
http://www.hartscyclery.com/bicyclefit/bikefit.html
http://www.edinburghbicycle.com/info/bike-sizing-guide/
http://www.merida-bikes.com/en_int/bike/frame-size-calculator
http://www.sierratradingpost.com/lp2/bike-fit-guide/
http://guides.wiggle.co.uk/wiggle-bike-size-guide
http://bikedynamics.co.uk/bikesizingbd.htm
http://blog.decathlon.co.uk/sports/cycling/how-to-choose-bike-frame-sizes/
http://www.bikeradar.com/forums/viewtopic.php?t=12897745

  • adilson j caetano

    parabens Fernando.. suas dicas sao muito praticas e dentro da realidade, por favor, veja se consegue fazer ou descobrir uma calculadora pra gente calcular o esforço usado relacionado aos tamanhos de coroas e k7.. porque fico perdido querendo trocar pra xx1, xo, com 11, com 12 etc; mas eu gostaria de poder calcular e ver a diferença das qtds de dentes de uma pra outra. forte abraço

    • Fala, Adilson!

      Boa. Pode deixar. Assim que eu tiver um tempo escrevo já escrevo sobre o assunto e bolo uma.

      Abraços!

  • Eduardo Almeida

    O meu deu 673mm, tenho 1,78m seria então quadro 21? Uso 19

    • Eduardo Almeida

      Tronco 67cm Braços 74cm e Cavalo 75

      • Olá, Eduardo.

        Tem certeza de que essas foram as medidas mesmo? Geralmente os braços eo tronco dão números bem parecidos e são bem menores que o cavalo. Por exemplo: Eu tenho cavalo 87, braço 64 e tronco 60 e tenho 1,79m de altura.

        Abraços!

  • estevan furst

    O seu fan, ótimos tópicos.

    Top, cheguei a pesquisar muito sobre isso e tbm tenho essa msm conclusão, o vejo um detalhe q cai no meu caso, a medida do meu top tube efetivo fica no meio do M e L, acabei pegando o L pra favorecer o conforto, se pagasse o M, daria privilégio pra agilidade,
    E a tabela ali eh da minha.

    • Olá, Estevan!!

      Seu raciocínio foi muito acertado. Com a sua intenção você escolheu da maneira certa.

      Obrigado! Que bom que gostou. Fico bem feliz com a mensagem 🙂

      Abraços!

  • Luiz Carlos Prado

    Cara, adorei seu artigo, um enfoque extremamente logico. Parabéns !!!

  • Rodrigo

    Cara. Você indica algum site para calcular o tamanho ideal para bike de estrada?

  • Ricardo

    Oi Fernando. gostei muito do seu post. Mas tenho uma duvida. Pelas minhas medidas estou entre o M e o L conforme o colega Estevan falou lá em cima. No caso da M eu teria que usar um avanço de 10cm (9,7cm pra ser exato) e no L seria um de 8cm (7,5cm pra ser exato também).
    Então, qual deveria usar? Já que o meu top tube + mesa deveria dar 70cm?
    Obrigado e parabéns pelo site!

    • Olá, Ricardo.

      Sempre que seu recomendado ficar entre duas medidas, escolha o maior. Isso porque no quadro menor as partes ajustáveis – como o canote e sua altura – provavelmente excederão os limites. No quadro maior você pode simplesmente colocá-lo um pouco para baixo.

      Espero ter ajudado.
      Abraços

  • Leonardo

    fiquei impressionado.
    Tenho 1,75m, sempre usei quadro M.
    75 de cavalo, 66 de braço e 66 de tronco = Top Tube de 626mm.
    Descubro que o quadro pra mim é o G!
    Tem alguma diferença se a bike for full suspension ou hardtail??

  • Marcel

    Fernando, parabéns pelo post … A tempos procurava algo simples e explicativo em que não levasse em conta a opinião de vendedor … kkkkkkk
    Aqui em minha região um vendedor fala que pela minha altura, devo usar 19″ e o outro 21″ na hora de vender … agora descobri que terei de trocar de quadro, pois peguei um 19″ e vou ter que trocar por um 21″, mas mesmo dentre os quadros 21″ tem muita variação na medida do tup tube e uma dúvida que me surgiu é a seguinte … a medida do top tube, leva em conta o canote ou não? Porque se contar com o canote, dependendo da angulação do seat tube, aumentaria o top tube efetivo, certo? cavalo: 87, tronco:70 e braços: 68, pelos cálculos deu perto de 650mm, mas se levar em conta a ponta do canote, meu quadro 19″ não esta tão longe !!!

    • Olá, Marcel!

      Obrigado pelo comentário. Sim, leva em conta a angulação do canote. Por isso mesmo a calculadora acima só serve para quem pratica Cross Country, já que no Dowhill, All Mountain as angulações são outras.

  • Martini Stripes

    E se der 18,48? Vou pra 18 ou 19?
    Alguém saberia dizer? Ou posso pegar qualquer um e regular o fit?

    • Fernando – Aventrilha

      Fala, Martini Stripes,

      Esse 18,48 deve entrar em compatibilidade com o mencionado no quadro de tamanhos da Specialized – usado como exemplo no texto.

      • Martini Stripes

        E se eu não puder comprar uma Specialized…

        • Fernando – Aventrilha

          Martini, a tabela é meramente usada para ilustrar o que você deve buscar na marca de sua escolha. TSW, Trek, Fuji, Oggi… todas as marcas precisam ter uma tabela assim para suas bikes.

  • Facebook User

    tudo isso é muito bacana, mas só serve pra ciclista profissional ou ciclista de hobby rico, porque vai dar muitas variantes que não vamos encontrar na bikes comuns.

  • Fernando Tonani

    Boa tarde, estou lendo seu post agora e a calculadora sumiu. Teria como enviar o cálculo novamente?