Até que ponto vale ter uma suspensão barata ao invés de um garfo rígido?

Suspensão barata versus garfo rígido. Esse é uma assunto que sempre tive vontade de escrever.

ATENÇÃO! MUITO IMPORTANTE: Eu não estou dizendo “vale a pena suspensão ou garfo rígido?”. Eu estou me referindo a suspensão BARATA ou garfo rígido, ok? Eu jamais teria um garfo rígido ao invés de uma suspensão de qualidade.

Enfim, tenho vontade de escrever sobre isso pois após passar por cinco experiências horríveis com suspensões baratas, comecei a pensar seriamente se estava usando uma pelos benefícios que ela deveria trazer ou simplesmente pois a maioria das mountain bikes tinha uma também.

A quem esse post se destina

Se você se enquadra em alguma das categorias abaixo, esse post é definitivamente pra você:

  1. Já tem ou está pensando em comprar uma suspensão dianteira com menos de R$700
  2. Pedala majoritariamente em estradões, trilhas pouco técnicas ou asfalto e se respondeu sim para a afirmação número 1.

Ok. Vamos lá:

 O começo de tudo

Minha primeira montain bike séria foi uma GT Avalanche 2.0 que tive por uns 5 anos, de 2007 a 2012. Eu tinha 17 anos quando conseguí comprá-la. Foi uma felicidade gigante! Nunca esqueço como comentava com meus amigos que o freio v-brake Alivio dela era excelente rsrs. E que com 16 quilos eu a achava “levinha”.

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Pois é. Essa bike porém tinha um pequeno detalhe: Uma suspensão Suntour XCR RL 26″.

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Ela era a suspensão mais cara que conseguia colocar na minha bicicleta na época. Paguei R$300 por ela. Por vir com trava no guidão, não pensei duas vezes antes de escolhê-la.

Após alguns meses de uso a lua de mel acabou. Ela não amortecia nem mais pensamento. Dura, totalmente sem leitura de terreno. Terrível.

Nos anos seguintes eu colecionei o uso de suspensões medianas: A E60r da Proshock, a XC28 da Rock Shox , a SR XCM da Suntour e a Omega da RST. Sempre levando-as em diferentes mecânicos para ajustá-las ao meu peso e fazer uma revisão – e sempre me desapontando com cada uma delas. Aí comecei a pensar na seguinte questão:

Vale a pena ter uma suspensão barata?

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Bem, vamos dizer o que eu chamo de barato aqui. Eu me refiro a barato quando digo que uma suspensão me custou menos de R$700. E repare: mesmo que você esteja lendo esse artigo de dentro do seu iate em Fernando de Noronha, R$700 ainda é muito dinheiro.

Suspensão boa é um negócio caro. Sua manutenção, nem se fale.

E com essas suspensões baratas que usava, várias vezes durante as trilhas elas davam um “rebote” que quase me jogavam por cima do guidão. Ou então eu passava por um trecho contando que ela amorteceria o terreno acidentado e isso não acontecia.

Pra mim as suspensões baratas que eu utilizava eram a mesma coisa que nada.  Talvez um nada tão indecente que seria melhor ter um garfo rígido mesmo.

Portanto se você se enquadrou no público alvo deste post que coloquei lá em cima, os tópicos abaixo lhe mostrarão o que se passa quando você compra um bom garfo rígido ao invés de umas suspensão barata.

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Vou usar para efeito de demonstração a última suspensão medíocre que possuí. Ela tinha 80mm e trava no guidão. Só não falarei qual é para não criar desavenças.

Ok. O que acontece se você comprar um garfo ao invés de uma suspensão barata:

1- Sua bike vai ficar bem mais leve

A suspensão em questão pesa absurdos 2,6kg! Cara, eu não consigo nem enfatizar o quanto isso é pesado. Pesado demais! E você pode encontrar um garfo barato e de qualidade com menos de 800 gramas.

Acha isso pouca diferença? Então saia pedalar com dois quilos de arroz montados em cima de seu guidão. Há um grande salto de qualidade na bike ao baixar esses quilos.

2- Você vai economizar algumas centenas de reais na compra do item

Ao passo que essa suspensão pode ser encontrada hoje no Mercado Livre a um preço de R$715, você encontra garfos rígidos para Mountain Bike de boa qualidade de R$300 para menos. Há boas ofertas de garfos por ainda menos que isso.

E sendo um pouco ainda mais crítico, você pode inclusive comprar um garfo também ao preço de R$715 de uma qualidade comprovadamente boa e com peso pequeníssimo. Além disso, ainda terá uma vantagem financeira quando pensamos no longo prazo. Isso é explicado pelo seguinte:

3- Você vai economizar com manutenção

Uma dessas suspensões bem baratas, por mais baratas que sejam, sempre demandarão manuntenção. Mesmo que só uma ou duas vezes ao ano, você vai ter que abrir (ou muito provavelmente mandar alguém abrir) e realizar todo o procedimento de manutenção nela.

Esse é um custo a longo prazo mas que certamente existirá. Com esse dinheiro você pode investir de forma muito eficiente em outras partes da bike. Eu certamente daria prioridade ao seguinte:

4-  Com esse dinheiro você pode investir em outras partes da bike… como pneus!

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Muita gente ainda não sabe quão grande é a importância dos pneus em uma mountain bike. Eu certamente consideraria o pneu uma das partes mais importantes ao dar um upgrade numa bicicleta (veja outros upgrades importantes para uma mtb aqui).

Em uma bicicleta Fuji Nevada que tive, troquei uma vez os pneus de fábrica da marca Oval que vinham com ela por um par de Continental Race King 2.2 performance. Eu não sei nem expressar o tamanho da surpresa (positiva) que tive logo no primeiro pedal. Eu parecia fazer curvas sem precisar de freios, havia muito mais controle e a bike tinha uma sutileza inimaginável.

Recentemente eu dei um upgrade ainda maior ao transformar minhas rodas em Tubeless com apenas R$30. O dinheiro que você economizará em uma suspensão chumbrega você pode compensar colocando pneus incríveis com essa grana extra. Aliás, se você quiser saber como escolher pneus para sua MTB, veja esse guia para escolher pneus. Está gostando desse artigo? Então curta Aventrilha no Facebook:

 

“Mas eu tenho uma dessas e ela está funcionando bem!!!”

Que legal! Fico genuinamente feliz. Eu aposto também que você tem ela há um ano ou menos, ou que fez manutenção recentemente, ou que a utiliza em estradões e trilhas leves.

Eu não vou entrar no mérito técnico de porquê suspensões baratas falham ou não têm eficiência. Aqui apenas constato algo que ví em diversas marcas e diversos modelos ao longo de todos esses anos, desde que só existia aro 26 e suspensão era majoritariamente em elastômero.

Bato nessa tecla o quanto for necessário: se você tem orçamento limitado para investir numa bike, não desperdice R$700, R$500 ou mesmo R$300 com uma suspensão barata.

Ah! E se você está pensando que eu digo isso pois eu comprei uma Rock Shox Reba e fica fácil pra mim apontar o dedo nesse assunto, eu te confesso:

Eu usei uma dessas até ontem… e ela estava travada!

Não vou falar qual é a suspensão barata da vez para não criar mais polêmicas, mas eu utilizei uma até ontem, domingo, quando vendi a bike. Para você ter uma ideia, um dos últimos pedais que fiz com ela foi com a suspensão TRAVADA! 

Sim, a trava da suspensão estava ativada e eu nem tinha notado. Peguei um single track pavoroso com galhos, rock garden, subidas pesadas e drops e nem reparei na trava. Para enfatizar, eu havia realizado um check up completo nela há menos de 3 meses.

Acho que ficou muito claro qual é a minha resposta pessoal para essa questão, né? Tenho só mais duas dicas pra você:

  1. Vai gastar seu precioso dinheiro com um item da bike? Invista corretamente: Não compre uma suspensão barata!
  2. Se você quiser receber artigos exclusivos via email, cadastre-se na newsletter do Aventrilha logo abaixo! Ah, e curta a Fanpage:

  • Adriano

    Eu sou capaz de apostar qual a marca da susp. rsrsrs, eu tenho a mesma angustia,andar com um troço pesado que nao funciona, e a dor nos ombros nem se fala, achei muito bom o assunto, se o meu orç. nao der vou para o garfo rigido mesmo. Valeu.

  • Wesley

    Bom eu tenho uma RST Capa, ela custa uns 250 a 300 e posso dizer, ela funciona muito bem! E estou falando de 5 anos usando ate em trilhas um pouco tecnicas, e digo mais tenho uma RST First Air que custa por volta de seus 1.000 reais e a diferença não é muita não. Será que a idéia é desincentivar o uso de suspensões baratas (custo x beneficio) para incentivar a galera a comprar itens caros? Não sei, mas andar com garfo rígido ninguém merece! Então digo, é melhor sim uma suspensão RST de 250 reais do que um Garfo rígido sem dúvida, minha mera opnião.

  • Carlao

    Uso garfo rigido de carbono, quadro de carbono, guidon de carbono, tubeless 2,25 na frente com 20lbs e te digo, usei uma proshock ultra xc e só serviu pra fazer peso, retornei ao garfo imediatamente, é só vou tirar pra botar no mínimo uma reba, tudo China ali Express já fiz até caminho da fé de garfao, top demais, se vc não anda em valetas use garfo

    • Fala, Carlão.
      Verdade. Suspensão eu só terei hoje se for no mínimo algo como uma Reba. Simplesmente não vale a pena algo menor para a disciplina de MTB que pratico.

      Abraços!

  • Flavio

    Concordo em parte. Não acho que um bom garfo rígido custe só isso. Esse Niner da foto custa o olho da cara. Quais seriam as opções?

    • Fala, Flávio!

      Enviarei dicas de garfos BB (bons e baratos) com essa proposta de menos de R$715 por email na quarta feira para quem estiver cadastrado na newsletter.

      Abraço!

      • Fernando Reis

        Garfo Vicini… 485g e uma boa marca, por volta de 800 reias

  • Túlio

    Usava uma suntour xcr 29, fiz uma revisão, ai quando fui fazer a segunda revisão ela estava oxidada, uso um garfo rígido mosso atualmente, a diferença foi no peso, pois o garfo amortece mais que a suspensão haha, pq tava feio, durou 1 ano e 2 meses

    • Hahahaha é túlio. Tem vezes que a palavra “rígido” depende do ponto de vista…
      Abraços!

  • Maicon
  • Carlão Força no Pedal Mogi

    E ae blz….mano eu uso atualmente um RC XC 32 solo air, e confesso que não é das melhores…kkkk…e tbm ão é barata, tenho receio dos garfos rígidos, por ser meio “doido” se é que me entende…kkk
    Mais to pensando seriamente em “experimentar”, pois desde moleque sempre usei bikes sem suspa…e agora depois de velho…sendo que voltei aos pedais tem uns 6 anos…pareçe que virou uma OBRIGAÇÃO ter uma suspa boa…;)

    Gostei da matéria…Parabéns

  • Renato

    Utilizo uma xc28 na minha Giant revel, com bloqueio no crown.
    Já vi vários anúncios da mesma nessa faixa de valor que você citou, não tenho o que reclamar da mesma, atende minhas necessidades no xco-xcm amador e nunca trocaria ela por um garfo niner,pois meu estilo de pilotagem não aceita esse tipo de configuração.

    Já tive inúmeros modelos de suspensão,hj possuo uma rock shox lyrik r, manitou dorado pro 36mm, marzocchi dj3, rock shox sid rl,

    Concordo que algumas suspensões são tão ruins que dá vontade de usar um garfo rígido, vc não quis citar,mas eu vou, kkkkkk, suntour xct 100mm. Trava mecânica,paguei 300,00 na mesma em 2014.
    Se arrependimento matasse,kkkkkk. Por 100,00 eu deixei de pegar a modelo xcm que estava em um patamar superior, e com inúmeras vantagens, talvez a única desvantagem seria o peso um pouco mais elevado.

    • Ah, Renato. Você teve mais sorte que eu. Infelizmente não tive boas experiências com minha xc28.

      Hahahaha sei exatamente o que você está falando. Pois é, vou abrir o jogo, tive a XCT também. Erro pra nunca mais repetir.

  • Eli Gabriel

    Amigo já uso uma rigida na minha bike uma da vzan de alumínio… Estou pra comprar uma Java de carbono não sei se é seguro porque faço muitas trilhas… Estou em dúvida mas também não quero gastar uns 1300 em uma suspensão exemplo a rockshock XC 30 que vou ter que dá revisão custando o olho da cara o que vale a pena vou de rigida mesmo? Obrigado.

    • Fernando – Aventrilha

      Eli,

      A XC 30 já não é mais uma suspensão de entrada. Suas especificações incluem trilhas e MTB um pouco mais demandantes.
      Nesse caso, si tiver orçamento aí, vá dessa suspa. Do contrário, eu optaria por ficar com a Vzan.

  • Fábio W. de Toledo

    Entre uma suspensão BEEEM mediocre, essas de 100, 150 reais e um garfo rigido na mesma faixa de preço, o que sai melhor? a suspensão alivia um pouco pra bicicleta ou nada? O que eu não quero é por um garfo rigido na bicicleta e isso tornar ela mais frágil…

  • José Henrique V. Guimarães

    Um exemplo que suspensão top vale à pena? em 1994 eu comprei uma RST 460, com incríveis 44mm de curso. Um revolucionário e novo material de amortecimento chamado elastômero, e ainda tinha ajuste de pré-carga (mola). Já deve ter rodado uns 20.000km e ainda funciona como nova! (pedalei hj de tarde com a danada)….

  • Marcio

    Olá Fernando.
    Estou querendo começar no pedal agora e estou procurando bikes. Mas vi que posso montar uma bike melhor se comprar as partes separadas. Nesse sentido gostaria de saber algumas dicas, se for possível. Se for possível posso mandar e-mail tb.