Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Publipost

O melhor spray repelente de cachorros para ciclistas: Se você tem seguido o blog Aventrilha, deve ter lido o post que escrevi semana passada intitulado “Como lidar com um ataque de cachorro quando estiver pedalando“. Nele dei várias dicas de como evitar e se proteger de um ataque canino quando estiver de mountain bike por aí.

O post rendeu vários comentários e emails. Porém houve um que mais gostei:

o-melhor-spray-repelente-de-cachorros-adestrador Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Fiquei muito contente de saber de um profissional que eu não escrevi asneiras rsrs. Afinal, comportamento canino não é minha área.

Isso me motivou a me aprofundar no assunto. Naquele artigo comentei que ainda há muitas dúvidas sobre a legalidade de sprays de pimenta convencionais, apesar de em teoria essa ser a melhor opção como repelente de ataque de cachorros. Eu queria encontrar uma solução que fosse comprovadamente eficiente, que não fosse letal a um cachorro – afinal, a culpa é muito mais do dono do que do bicho nos ataques – e que fosse legal.

Depois de muito pesquisar encontrei esse produto! Na semana passada eu escrevi um email para quem está cadastrado na newsletter do Aventrilha chamado “Algumas ideias de itens para proteger-se de cachorros” onde expus que produto era esse. (Por sinal, se você não quiser perder esse tipo de email, cadastre-se na newsletter do Aventrilha agora mesmo! Semana que vem tem mais conteúdo exclusivo!)

Hoje abrirei uma exceção e contarei aqui no blog em detalhes qual é em minha opinião o melhor spray repelente de cachorros para ciclistas – assunto que escrevi por email. Vamos começar:

Meu antigo spray de pimenta

Como conto aqui no blog e nos emails que envio na newsletter, morei por um ano e meio na Romênia. Lá o uso de sprays de pimenta comuns não passam por nenhum tipo de controle da polícia ou das forças armadas. Sendo assim, não exitei em comprar um depois de meu primeiro pedal pelo no interior do país onde fugi o dia todo de cães pastores enviados das trevas. Era o Pfeffer K.O.

PFEFFER-Spray-Repelente-de-cachorros Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Nas especificações do produto, eles comentam que o alcance do spray é de 2 metros de distância para o modelo de jato direcionado. Depois de uma experiência com um cachorro gigante me atacando, percebi que 2 metros é uma distância muito curta. Não era a melhor opção como spray repelente de cachorros para ciclistas.

Junto a isso outros fatores que o spray Pfeffer tinha, como ser inflamável, não ser biodegradável e o pior: toda vez que apertava o gatilho um pouco do conteúdo molhava meu polegar. O líquido secava e eu esquecia disso. Quando eu encostava os dedos nos olhos ou no nariz era uma tragédia. Só enfiando a cabeça num chuveiro para melhorar imediatamente.

Quando voltei ao Brasil, aposentei o spray de pimenta Pfeffer. Eu ainda testei outras medidas antes de encontrar a solução definitiva

Outros produtos repelentes de cachorros

Entre ela estava o apito de adestramento. Olhe, talvez funcione bem para adestrar um cachorro em um ambiente controlado. Mas para repelir uma fera carnívora pronta para decepar sua perna, nunca funcionou. Eles parecem nem escutar o som. Testei até com aplicativos de celular. Quanta inocência. Nem sinal de incômodo por parte do cachorro.

apito-repelente-para-cachorros Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!
Foto: Techtudo

Outra opção que surgiu é o taser, ou maquininha de choque. Alguns tasers de voltagem mais baixa estão disponíveis a preços bem acessíveis no Mercado Livre. O problema todo do taser é que o cachorro tem que estar extremamente próximo de você – e tudo que eu quero de um cachorro quando estiver pedalando é distância!

Pior: se o cachorro já tiver te abocanhado e você liberar o choque, você também será eletrocutado! Não é uma solução muito eficiente ao meu ver.

“Então qual repelente de cachorro você recomenda para ciclistas?” você deve estar se perguntando. Para mim, tinha que ser algo como mencionei acima: Legal, prático, que afete o animal a distância e que tenha eficácia comprovada.

Pois bem, foi a partir de um comentário de um leitor que eu descobri o SPRAH (Spray Repelente de Animais Hostis), fabricado pela Poly Defensor.

SPRAH – Um excelente repelente de cachorros para ciclistas

Eu fiquei verdadeiramente impressionado quando comecei a pesquisar sobre o SPRAH. Depois de alguns dias em contato com os criadores e fabricantes do produto, eles me mandaram duas unidades para que eu testasse:

Duas-unidades-de-SPRAH-Repelente-de-cachorros Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Para decidir de vez se esse spray repelente de cachorros era realmente algo que eu buscava, precisava responder sim para as três perguntas seguintes:

  1. O spray repelente de cachorros SPRAH é eficiente contra ataques de cachorros?
  2. O spray repelente de cachorros SPRAH é legal?
  3. O spray repelente de cachorros SPRAH é prático para o uso de ciclistas?

Fabricado pela Poly Defensor, o SPRAH é vendido com um repelente de vários animais como cachorros, equinos e grandes felinos.

“Grandes felinos?”. Sim, grandes felinos. Portanto se tinha me surgido alguma dúvida quanto à eficácia do produto ela logo se desfez quando descobri um fato sobre sua utilização – e que me ajudou a responder a primeira pergunta

1- O spray repelente SPRAH é eficiente contra ataques de cachorros?

Além de repelente de cachorros hostis – ideal para ciclistas – o produto é utilizado até mesmo por funcionários da Vale do Rio Doce para conter ataques de onças!!!

Onças! Conter… ataque… de… ONÇAS!

onça-repelente-spray Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Aí se você me perguntar “mas, Fernando, esse produto deve fazer mal pra caramba para os cachorros”. Pois é. Foi o que eu pensei em primeira instância… e eu estava enganado.

Para se ter uma ideia, a AAAC – Associação dos Amigos dos Animais de Campinas – que tem até uma logomarca com um cachorrinho e um gatinho – escreveu uma declaração atestando que o SPRAH é “altamente eficiente no afastamento de cães sem trazer qualquer dano para a saúde do animal”:

AAAC-spray-repelente-de-cachorros Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Outra questão que para mim era importante era a distância. No laudo do produto ele indica que possui alcance de 4m de distância. O dobro do spray de pimenta contra cachorros Pfeffer que eu tinha antes.

Ok. Ele é eficiente como repelente de cachorros hostis e ao mesmo tempo não machuca os animais. Faltava só alguns aspectos para que eu confiasse de vez no SPRAH. Um deles era a seguinte pergunta:

2- “O spray repelente SPRAH é legal?”

Eu tive acesso a dois documentos que mostram que sim, podemos utilizar o SPRAH como repelente de ataques de cachorro sem problemas em nossos pedais.

Um deles é do próprio Exército Brasileiro, que fala “por não ser de interesse militar”, ele pode ser utilizado por nós, ciclistas e cidadãos comuns, para nos proteger de ataques caninos (PS: se enquadra no decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000). Está curtindo o post? Então curta a fanpage do Aventrilha no Facebook:

 

Tem outros documentos atestando sua legalidade, como da PM do Distrito Federal. Documentos que já bastaram para que eu passasse a querer um spray repelente como esse em todos os meus pedais.

Para complementar, os caras da Poly Defensor deram uma enorme bola dentro: O SPRAH é biodegradavel e não inflamável. Mais pontos dentros!

Quase tudo certo. Restava a última dúvida:

3- “O spray repelente SPRAH é prático para o uso de ciclistas?”

De cara uma coisa já me agradou muito foi a tampa do spray repelente de cachorros SPRAH. Ela é de fato muito prática. Ela protege a válvula caso você a pressione por acidente e ao mesmo tempo se levanta quando você coloca o dedo, fechando-se caso você a solte. Muito inteligente.

Corpo-e-tampa-SPRAH-Spray-repelente-de-cachorros Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Outro ponto que adorei no SPRAH é essa pequena bolsa para prender na mesinha/avanço ou no próprio quadro:

SPRAH-bolsinha-no-quadro-da-bicicleta Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Isso pra mim era primordial pois eu já sofri muitos ataques de cachorros onde não deu tempo de descer da bicicleta e sacar o spray, tirar a tampa e disparar. O que me restou foi pedalar alucinadamente. Com esse estojinho da foto a coisa fica bem segura e prática.

Deu pra perceber que quando o assunto é praticidade, os caras da Poly Defensor mandaram muito bem. Pressionar a válvula para disparar o produto é uma tarefa bem veloz.

Pressionei a válvula algumas vezes e já vi que o produto que me enviaram sai em névoa, e não em jato direcionado como no meu antigo spray. Isso é uma coisa muito útil para ciclistas. Só mesmo um samurai para acertar o cachorro exatamente nos olhos ou no focinho no meio de uma fuga alucinada.

Quando é a hora certa de utilizar o SPRAH?

Minha sugestão: Compre um e pedale com ele. É uma forma muito inteligente de se proteger contra ataques de cachorros sem você ou o animal sair gravemente feridos. Se ver um cachorro que te oferece risco partindo na sua direção como um cavaleiro do apocalipse, use o spray!!!

SPRAH-na-caixa-e-panfleto Sprah: o melhor Spray repelente de cachorros para ciclistas!

Ele não é letal, e utilizar o spray nesses ataques vai educar o cachorro a não mexer com humanos. Isso não só salva outros ciclistas desse mesmo animal como protege o próprio cachorro que resolve atacar o ciclista errado, que pode estar portando um canivete ou algo com potencial de ferir gravemente ou matar o animal.

 

Sim, você pode continuar esguichando água com sua garrafinha na cara dos cães. Depois dos muitos problemas que passei com cães e de vários relatos que tive conhecimento onde o ciclista saiu bem machucado eu prefiro não arriscar.

Se você mora em uma região com bastante ataques assim ou costuma pedalar sozinho, eu deixo minhas dicas:

  1. Clique aqui para encontrar lojas que vendem SPRAH perto de você.
  2. Mande um email para [email protected] para comprar o SPRAH online
  3. Veja esse vídeo muito joia no Youtube mostrando o uso do SPRAH com cães em ambiente controlado.
  4. Lembre-se: Boa parte desse artigo eu já tinha mandado por email pela Newsletter! Se você ainda não se cadastrou, insira seu email abaixo para começar a receber. Você não vai se arrepender!
  • Marcio

    Interessante, mas ainda tenho uma dúvida. R$82,00 não é algo barato, portanto, faltou a informação da durabilidade do produto. Quantas descargas aproximadamente teremos?

    • Pergunta muito pertinente, Marcio.

      O produto tem validade de 5 anos e líquido suficiente para aproximadamente 60 diasparos.

      • Marcio

        Ok. Obrigado Fernando e parabéns pelos seus interessantes artigos.

        • Eu que agradeço seu comentário, Marcio. Realmente é uma informação importante!

          Abraço!

  • Claudia Jak

    Acho estranho a necessidade de tudo isso… sempre que somos ‘atacados’ por um cachorro, basta descer da bike que vão embora. Isso SEMPRE funciona! Eles querem a corrida, o desafio. Se parar, sem que entendam o que está se passando, voltam para seu território…

    • Olá Claudia.

      Verdade. Eu mesmo NUNCA precisei utilizar spray de pimenta, nem quando morava na Romênia e era atacado por cachorros muito maiores muito mais frequentemente que aqui.

      A ideia de tudo isso é apresentar uma alternativa pra quem não se sente confiante que nem eu e você perto de cachorros em locais isolados. E dar uma alternativa bem melhor que chutar o cachorro, a bomba de ar ou até mesmo um canivete.

      Abraços!

    • Rodrigo Junka

      Cães agressivos como pitbulls, mal criados, não irão parar.

  • Bom amigos acredito que é valido pelo motivo que tem alguns profissionais que sofre com os ataque de cachorro no dia a dia e como foi especificado não é prejudicial para o cachorro tanto é que este produto é vendido fora do pais.
    https://mangotes.loja2.com.br

  • Gilberto Rodrigues

    Muito interessante esse Post. Vou comprar este produto. Gde. abraço.

  • Carlos Roberto

    Olá Fernando. Excelente publicação. Vou adquirir um spray deste para me prevenir, já tomei alguns porém sem ferimentos, mas como diz o ditado, seguro morreu de velho.

    • Legal, Carlos.
      Seguro morreu de velho. E como diz o korão: tenha fé… mas amarre seus camelos a noite. haha

  • Rogério

    Não estou conseguindo encontrar no mercado.Se puder me ajudar, agradeço.

    • Olá, Rogério.

      Também achei meio difícil de encontrar. Tente mandar no email indicado no post. Respondem rápido.

      Abraços!

  • Vinicius Lannes Duering

    Meus caros, só para registrar. Depois que enviei o e-mail a resposta vio em menos de cinco minutos. Impessionte.

    • Fernando – Aventrilha

      Bom feedback, Vinicius. Legal saber

  • Érico Rodrigues
  • Rodrigo Junka

    O site indicado informa que a venda é somente para profissionais da segurança pública.