Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais – SP

O Horto Florestal de Batatais: No início de setembro estive na pacata cidade do interior de São Paulo para conhecer um dos pontos altos do mountain bike cross country do Brasil. Tudo começou após ter escrito o artigo “Por que pedalamos tanto em estradão e tão pouco em trilhas no Brasil“.

DSCI0058-1 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

É um assunto que sempre me incomodou. Passei grande parte de minha vida morando no pé da Serra da Mantiqueira, lugar teoricamente perfeito para a prática de cross country, all mountain e enduro. Contudo, me via sempre pedalando pelas mesmas largas e movimentadas estradonas de terra.

Devo confessar que esse foi o artigo que mais gostei de escrever até hoje. Recebí muitas mensagens de leitores me contando sobre as trilhas de suas regiões e me convidando para conhecer seus single tracks. Amazonas, Bahia, Maranhão, Santa Catarina… Infelizmente todos bastante distantes de onde vivo no estado de São Paulo.

Até que recebo o seguinte comentário naquele artigo:

mensagem-gustavo-horto-florestal-de-batatais Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

Como pode ser deduzido, aceitei o convite na hora!

Gustavo, que reside em Ribeirão, foi gentil a ponto de me emprestar uma de suas bicicletas para que pudessemos fazer o pedal. Uma aro 26′ full perfeita para o terreno bastante técnico e repleto de curvas que iríamos enfrentar. Partimos então de Ribeirão Preto rumo a Batatais às 07h do dia 03/09 (sábado).

Chegando no Horto Florestal de Batatais

Gustavo foi me contando no caminho que boa parte dos ciclistas de Ribeirão dão preferência às estradas de terra nos arredores da cidade. Me contou que existe o apelido de Canabikers na região – algo inédito e hilário para mim que vivo num local sem um pé de cana sequer – e que um outro colega seu é chamado pejorativamente de “Rei do Horto” devido às suas constantes visitas ao lugar. Bastante irônico, ao meu ver.

IMG_20160903_071257_HDR Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP
Bikes na caçamba. Destino: Horto Florestal!

O tempo estava perfeito. Chegamos a um pesqueiro entre Brodowski e Batatais onde deixamos o carro e seguimos de bike.

IMG_20160903_074732_HDR-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

Para esse dia, o Gustavo também havia me passado o contato de uma importante figura do Horto Florestal de Batatais – o Tuta. Natural de Batatais e grande conhecedor das trilhas de lá, era ele que ia me explicar a dimensão do lugar onde estávamos pedalando, além de nos servir de guia pelas trilhas. Nos encontramos próximo a uma pequena – mas bela – represa e Tuta começou a contar melhor sobre o local e a nos apresentar às trilhas.

IMG_20160903_102947_HDR-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP
Da esquerda para a direita: Gustavo, Tuta e eu

Logo no primeiro single track eu já estava em estado de êxtase. Tudo era incrível. Florestas de pinheiros e de mata nativa cobriam as trilhas muito bem cuidadas. Um monte de curvas, obstáculos naturais, troncos… UAU!

IMG_20160903_082545_HDR-768x1024 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG_20160903_082550_HDR-768x1024 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG_20160903_091330_HDR-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG_20160903_091339_HDR-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG_20160903_093047_HDR-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

Era trilha que não acabava mais! Conforme pedalávamos, Tuta ia me contando muitos detalhes sobre o local.

Um paraíso de 72km de trilhas de mountain bike xco

Como vocês viram na mensagem que Gustavo me deixou no blog, eram aproximadamente 50km de trilhas de mountain bike. Tuta contou que na realidade o Horto Florestal de Batatais possui 72km de trilhas e singletracks de tal forma que o ciclista nunca precisa repetir um trecho de singletrack para acessar outro. São 72km de trilhas ininterrúptos!!

Tuta ainda comentou sobre uma baixa que o Horto sofreu: “Houve um incêndio em uma das áreas do Horto onde haviam 12km de trilhas, portanto estamos atualmente com 60km redondinhos”. Apesar da tragédia que nos impossibilitou de conhecer essa área, eu raramente ví um local tão propício para o MTB XCO como lá.

Nosso guia continuou: “Em um dos trechos eu quis construir um Rock Garden. Levei muitas semanas fazendo viagens e trazendo pedras de mais de 50kg para o Horto. Só contei para o pessoal quando ficou pronto” ele diz. “Tinha até uma passarela, mas o pessoal do motocross acabou quebrando”.

As trilhas iam se seguindo. Cada uma mais irada que a anterior. Era algo único. Pedalamos 50km ao todo, metade só em single tracks (meu celular ficou doido e não marcou alguns kms):

As fotos de Tuta

Tuta comentou que tinha uma porção de fotos do local após pedalar lá por tantos anos. Sendo assim, me concentrei mais em tomar relatos dele e em aproveitar a trilha que tirar fotos, já que ele me prometeu enviar as melhores para que eu postasse nesse artigo.

Selecionei as que mais gostei:

IMG-20160903-WA0006-682x1024 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG-20160903-WA0009-768x1024 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG-20160903-WA0013-748x1024 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG-20160903-WA0025-1024x1024 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG-20160903-WA0029-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG-20160903-WA0035-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

IMG-20160903-WA0041-768x1024 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

Manter o Horto Florestal de Batatais funcionando: árduo trabalho

Talvez os ribeirão pretanos e os batataenses não se dêem conta a respeito do paraíso que possuem em seus quintais. De todo modo, manter tal paraíso não é tarefa para qualquer um. Tuta conta que o Horto Florestal de Batatais não é só motivo de alegria dos mountain bikers. É também de muita discórdia no mercado imobiliário.

Há uma batalha não escrita que envolve invasões por parte dos movimentos sociais sem terra, especulação imobiliária, interesse mínimo do governo do estado em manter o local como patrimônio público, o descarte de lixo nas trilhas pelos ciclistas e finalmente pouca boa vontade da administração do parque em deixar a trilha demarcada.

IMG_20160903_114459_HDR-e1473051453429-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

Os dois últimos pontos foram os que mais me impressionaram. Tuta conta que chegou a desenvolver toda a marcação das trilhas com altimetria, faixas e distâncias. “Mapeei todas as trilhas e distribuí placas com a marcação pelo parque. Em alguns dias, quando voltei, a administração do Horto Florestal de Batatais já havia retirado a grande maioria delas. Restou só uma em um local mais isolado.”

Isso acontece muito por conta da falta de cuidado que os ciclistas têm com as trilhas, o que desagrada a administração do parque e a leva a desfazer as marcações. Descuido esse principalmente que se tem com o descarte de lixo.

Ele comenta:”Na sede do Horto sempre há uma quantidade enorme de embalagens de carbogel todo final de semana”. E de fato haviam alguns plásticos jogados na mata, porém tanto Gustavo como Tuta disseram que já houve dias em que encontraram mais lixo.

Dessa forma a administração do parque ainda é bastante resistente à presença dos ciclistas, já que muitos ainda não tem consciência ambiental. Fosse diferente, talvez as trilhas ainda estivessem demarcadas.

IMG_20160903_091325_HDR-1024x768 Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

O dia foi passando e trilha após trilha eu me sentia privilegiado por ter tido a oportunidade de conhecer tantos quilômetros de singletracks. Foi um dia para ser guardado para sempre!

E o futuro?

Como manda o clichê, depende de nós. O número de ciclistas que pedala pelo parque é bem grande. Porém, segundo Tuta, poucos estão disponíveis a ajudar a manejar os singletracks existentes e a abrir novas trilhas.

Incêndios (provocados) também são frequentes e Batatais depende da frota do corpo de bombeiros de outras cidades como Ribeirão Preto para que eles sejam contidos.

Portanto a maneira mais eficaz de ajudar o Horto a ganhar infraestrutura e aumentar a boa vontade de administração do parque em relação aos mountain bikers é levando todo lixo para casa e se engajando em atividades de manutenção de trilhas e aberturas de novos single tracks.

E eu te garanto: Mesmo que você não seja da região, vale a pena viajar para conhecer o Horto Florestal de Batatais. Dezenas de quilômetros do mais puro mountain bike XCO! Temos muito a fazer para mudar a cultura brasileira de mountain bike nos estradões de terra. Visitar lugares espetaculares como esse é um ótimo passo!

PS 03/11/16: O artigo causou repercussão em Batatais e virou notícia no jornal local:

14368852_578726798966389_87225589500465294_n Um dos paraísos do MTB XCO do Brasil: Horto Florestal de Batatais - SP

Quer apresentar sua trilha?

Sua região tem algo parecido com o Horto Florestal de Batatais? Gostaria que sua trilha fosse conhecida por mais mountain bikers? É só escrever para [email protected] Respondo 100% dos emails que me enviam.

Imenso obrigado a Tuta, Gustavo e Dea por terem feito parte desse dia incrível!

Quem quiser alguma informação mais específica sobre o Horto de Batatais pode escrever para o Email que Tuta (Antonio Marcos Spina) me deixou: [email protected]

• Flávio Mello

Showww a matéria Fernandinhoooo uma abraçoooo e me leve o quanto antes lá

• Wesley Romolini

Que top, o local!
    Acabei vendo a reportagem e curti muito o local!
    Já repassei ao nosso grupo, e já marcamos até uma pré-data para quem sabe conhecer pessoalmente o local.
    Somos de Artur Nogueira, 35min de Campinas, 15min de Holambra (Expoflora), temos uma região muito propicia para fazer cicloturismo e ainda contamos uma area onde temos single tracks, trilhas, e muita aventura! Somos considerados uma das melhores trilhas do interior paulista, temos trilhas como a dos eucaliptos, buião, mudumdum, trilha da ponte e sem contar o visual que temos no local em meio a uma floresta de eucaliptos!
    Fica o convite para conhecer esse local em Artur Nogueira.
    Maiores informações podem ser obtidas em nossa página do facebook e nosso projeto pode ser conhecido (facebook/fomezerobikeclube)
    Abraços.
    Bom pedal á todos!

• Bom dia, Wesley
      Sei onde é Artur Nogueira. Passo por lá para vir para o interior, desviando da Rod Dom Pedro.

Olha, não vou negar, se o convite estiver de pé mesmo eu aceito, hein?! Rsrsrs

Abraços, Wesley!

• Leandro Santiago Silva

Lugar top, até arrepiei ao ver as fotos das trilhas, depois nos deixe o contato do Gustavo, planejo aparecer por la qualquer hora
    Parabens

• antonio marcos spina

#arquispina
    OOOraaa matéria irada!!!! muito bom Receber vcs aqui no “quintal de casa” voltem sempre, a floresta Estadual de Batatais agradece!!!Aproveito pra deixar aqui meu contato em caso de duvidas [email protected]

• Fala Tuta!!!

Grande parte disso só foi possível por sua causa. Obrigado pelo dia sensacional. Vocês aí são pessoas abençoadas. Já repassei seu contato no post. Espero que mais e mais pessoas descubram o Horto!

• Rafael Batista

Muito legal! Vocês tem o percurso para baixar e colocar no GPS? É fácil de encontrar a trilha por ai?

Abs!

• Fala, Rafael!
      Você pode usar a atividade do Strava que coloquei logo acima. Porém se fosse marinheiro de primeira viagem eu entraria em contato com alguém de lá. É trilha demais!!

• Danilo

Para baixar o GPX você pode usar o site: http://strava-tools.raceshape.com/vpu/ e inserir o endereço da atividade/segmento do Strava.

• Gustavo

Obrigado pela visita Fernando!
    Realmente o horto é um lugar imperdível pra quem gosta de singletracks. Gosto de levar ciclistas pra conhecer o horto. Primeiro pra saber se eles são pilotos ou canabikers (hahaha). Gosto também de ver a empolgação no rosto deles e lembrar da minha empolgação quando fui lá pela primeira vez.
    É difícil de enjoar, toda vez que vou conheço algum trecho novo. Ou os trechos mudam pela intervenção da natureza. Andar entre as árvores, galhos e raízes num trajeto estreito e sinuoso é uma experiência única, muito técnica. Toda passada o tempo melhora, a velocidade aumenta. É muito emocionante. Nós não fizemos todos os singles. Pelo menos não todos os que eu conheço. Você precisa voltar. rs.
    Quem estiver prensando em vir procure um guia, pois como foi dito na matéria a marcação dos singles é sutil e sem guia pode perder as entradas e acabar andando só em estradão. O horto (infelizmente) não é oficialmente um local destinado à pratica do MTB então não há estrutura. A área é um parque estadual, mas como vem acontecendo recentemente, muitas dessas áreas estão sendo privatizadas correndo o risco dela ser fechada e explorada pra outros fins o que seria uma pena. Então muita responsabilidade ao usar. Cuidado com lixo e fogo. Outra coisa que não foi mencionada é que nos estradões (vias principais) circulam muitos veículos para desviar do pedágio então cuidado com o trânsito também.
    Muito obrigado Fernando e Tuta!

• Depois de 2 meses hahaha…

Obrigado pelas dicas complementares. A todos os leitores: isso tudo que o Gustavo falou é extremamente coerente!!

• Gustavo – Tutty

Parabéns pela reportagem. É bem isso tudo que foi dito.
    Conheço o Gustavo, vulgo Cotuba e realmente ele gosta deste tipo de trilha.
    É um lugar incrível, quem não conhece não perca tempo.
    Isso aí Cotuba, representou bem.

• Eduardo Tatu

a gente se encontramos na trilha depois nos encontramos na sede qual foi enorme prazer conhece-los chegamos ate registrar esse encontro com uma foto pena que nao foi divulgada .mas e sempre um prazer nos ciclistas encontrarmos amigos que gostam de pedalar,um grande abraço,do Tatuzão como me conhecem por aqui .ate breve pessoal sejam bem vindos a Batatais

• Lembro sim, Tatu!! Poxa, a foto em que você aparece ficou tão pequenina que não incluí, mas foi um grande prazer pedalar em seu quintal! hahaha

• Samir

Parabens pela materia. Aqui em Ribeirao tambem tem uma pista de XCO bem no meio da cidade. Na proxima vinda nao deixe de conferir.

• Fala, Samir. Cheguei a passar em frente, porém não fomos lá pedalar. PArece ser coisa fina!

• Edney Rodrigues

Bela reportagem. Adoraria conhecer esse abençoado lugar. Embora eu moro bem distante. Tbm aqui existem muitas trilhas belíssimas, com singles, cachoeiras, matas fechadas e estradas de terra cortando e dando acesso às belezas naturais da região. Moro no Planalto da Ibiapaba. Uma Questa na região norte do Ceará, na divisa do Piauí. Aqui existem muitas competições de MTB. Na minha cidade fiz um percurso para o Campeonato Norte Cearence de MTB. Vale a pena conhecer este lado do País. Considerada a Europa sertaneja, devido o clima frio, em meio ao sertão seco que rodeia o planalto, onde abriga 9 cidades e o Parque Nacional de Ubajara.

Está convidado Fernando a vir conhecer.

• Uau, Edney. Fiquei instigado! Quem sabe não apareço por essas bandas um dia? Seria um sonho…

• Fábio L Zanqueta

Estradão é ótimo, principalmente os “longãos” de finais de semana… aumenta a resistência e quebra limites. Porém não é pra negar que as trilhas nos remetem a um ambiente de adrenalina, esforço e contato com a natureza. Sempre que posso, faço essa mistura de rodar longas distâncias e curtir o que as trilhas tem de melhor. Ótima reportagem.

• Danilo

Uma trilha bem legal que temos aqui em Bauru é a Trilha da Moto. São aproximadamente 12km de trilha em mata fechada (cerrado nativo) com muita lama. Gravei a minha aventura por lá (a partir dos 3:20min) https://youtu.be/48MHlekuRvE

• Paulo Molinari

Olá Fernando, gostei muito da matéria.
    Gostaria de dizer que já pedalei no HORTO de Batatais três vezes e adoro muito o local.
    Sempre vamos com uma turma de 15 a 20 bicicletas e nos divertimos demais, muitas curvas subidas e descidas em meio a muita natureza.
    Para quem não conhece recomendo a ida ao local, mas é sempre bom levar uma pessoa que conheça as trilhas o lugar é grande como foi dito na matéria.
    Abraços….

• Legal, Paulo!

Tem toda razão: com alguém que conheça fica ainda melhor. São trilhas demais e muitas podem passar batidas.