O que é MTB Enduro?

o que é mtb enduro mountain bike

MTB Enduro – Sabe aqueles canais de youtube que mostram vídeos de mountain bike de dar inveja? Naquelas trilhas surreais que mais parece terem saido de um cenário de filme? Com uma trilha sonora que faz você querer largar o emprego, vender o apartamento, o carro e sair desbravar a natureza?

Já deve ter visto sim. Falo de algo como isso aqui:

O canal de Youtube da Specialized é especialista nessas produções incríveis de dar água na boca – e coceira nas pernas. A série de vídeos Trail Hunter traz Matt Hunter como piloto e protagonista da série.

Mas talvez algo que você não saiba é que a grande maiora desses vídeos é de uma modalidade de mountain bike que só cresce no mundo: o MTB Enduro.

Esse tema já foi trabalhado no blog num artigo onde explico todas as modalidades de Mountain Bike. Se você ainda tem dúvidas sobre o que são outras modalidades, como o Cross Country, Downhill, Dirt Jumping, etc., sugiro que leia aquele artigo antes.

E antes de nos aprofundar no tema, vamos deixar uma coisa bastante clara:

Qual a diferença entre Enduro e All Mountain?

Essa pergunta é frequente. A resposta mais comum é que o Enduro é o formato competitivo do All Mountain. Ou seja: quando se fala da modalidade, falamos de All Mountain. Quando se fala da competição, falamos Enduro.

O que eu penso disso? Que, de verdade, tanto faz. Chamo de Enduro aqui por questões práticas e por saber que todo mundo que ler vai entender do que estou falando.

Mas você veio aqui para saber o que é Mountain Bike Enduro, certo? Então vamos lá:

O que é Mountain Bike Enduro

enduro-o-que-é-enduro-mtb-mountain-bike O que é MTB Enduro?

O Mountain Bike Enduro pode ser definido como a “união de dois mundos”, já que une características próprias do cross country e do downhill, considerados os dois extremos do mountain bike.

Em circuitos e traçados de MTB Enduro são comuns subidas longas e íngrimes, muitas vezes sendo possível transpô-las apenas empurrando a magrela – característica incomum no Downhill, mas familiar ao XCO.

Por outro lado, descidas super longas, técnicas e bastante íngrimes são figuras presentes no Enduro – incomuns no XC porém marcantes no Downhill.

Essa fórmula é bastante intuitiva e, por conta disso, é bastante difícil precisar uma data para o nascimento do Enduro. Mas vale a pena saber um pouco sobre como essa modalidade surgio

Uma mini história do Eduro

história-do-enduro-mtb-e1495678587697 O que é MTB Enduro?

Como comentei, por ser um formato tão intuitivo – descidas de downhill com subidas de cross country – é muito difícil dizer quando o Enduro/All Mountain nasceu.

O que se pode afirmar é que a primeira competição nos moldes atuais do enduro aconteceu no ano de 2003 em d’Allos, na França, em um resort de montanha de mesmo nome, o Val d’Allos.

Esse e outros eventos chamaram atenção e o estilo pegou. Na Europa e Estados Unidos, o conceito se popularizou rapidamente. Isso porque estações de esqui, que acabavam fechadas no verão, tinham seus teleféricos reativados para levar os ciclistas até o topo – e descer até a base para subir novamente.

mtb-teleférico-enduro-mountain-bike O que é MTB Enduro?

Muitas marcas começaram a desenvolver bicicletas que atendessem mountain bikers que queriam pegar descidas alucinantes – mas que não se importavam (ou até mesmo gostavam) de pedalar morro acima.

O estilo se espalhou e competições de Enduro hoje são comuns pelo mundo.

O Enduro em nível competitivo

Um dos formatos mais populares de corridas de MTB Enduro acontece da seguinte maneira:

  • Um dia de prova pode conter várias etapas e uma prova pode envolver vários dias de corrida;
  • Os ciclistas percorrem trechos onde predominam a descida, porém há subidas e trechos planos também;
  • Os ciclistas largam individualmente e tem seus tempos cronometrados;
  • O tempo cronometrado contempla só os tempos da descida, mesmo que os bikers tenham que subir também.

Há outros modelos de provas de Enduro, a exemplo da Mégavalanche, uma das corridas mais insanas do mountain bike. No Mega, centenas de ciclistas largam todos ao mesmo tempo numa alucinante briga por posições em meio a neve, água, lama e trilhas técnicas.

Veja que loucura é a corrida:

Hoje em dia, o circuito de corrida de MTB enduro mais popular é o Enduro World Series – comumente abreviado para EWS. A EWS ocorre em várias etapas ao longo do ano e reúne os mais habilidosos – e resistentes – pilotos do mundo, a exemplo de Jerome Clementz e Richie Rude.

o-que-é-enduro-world-series-e1495672355286 O que é MTB Enduro?

Realizar esse tipo de provas e trilhas exige uma bicicleta diferenciada. Mas o que é uma bicicleta de mountain bike enduro?

A bicicleta de Enduro

bicicleta-de-mountain-bike-enduro-mtb-e1495674735189 O que é MTB Enduro?

As bicicletas desenhadas para o Enduro tem normalmente preços bem mais elevados que de bicicletas Cross Country rígidas. Veja alguns detalhes das características próprias de mountain bikes de Enduro conforme a imagem acima:

  1. Quadros: quadros de mountain bike Enduro são, via de regra, full suspension. Raro encontrar fora do Brasil ofertas de bike Enduro/AM rígidas. Também nota-se que os quadros de Enduro possuem geometria própria para descida – distância entre eixos maior, top tube mais curto, etc…
  2. Curso da suspensão dianteira: as suspensões da mountain bike Enduro precisam ser igualmente eficientes nas decidas como leve o bastante nas subidas. Sendo assim, possuem por volta de 150mm de curso.
  3. Pneus: com o surgimento das bicicletas Plus Size – que possuem pneus com mais de 2.8″ de largura – esse conceito fica um pouco defasado. Porém via de regra os pneus de bikes de Enduro são mais largos que o do XC.
  4. Canote Hidráulico/Ajustável: bicicletas de Enduro normalmente já saem de fábrica com o chamado canote hidráulico/ajustável/retrátil, que pode baixar ou subir com o comando de uma alavanca presa ao guidão. Tenho um artigo todo sobre canotes hidráulicos/ajustáveis aqui no blog caso você queira saber mais sobre o tema.
  5. Transmissões 1×10 a 1×12: característica também comum hoje em dia no XC. É muito provável que você só encontre bikes de Enduro com o setup de 1 coroa na frente e cassete maior atrás. Aliás, se você quiser saber qual é a escolha ideal de coroa e cassete para você, veja essa calculadora de relação de forças do blog.
  6. Mesa curta, guidão largo: via de regra, bikes de enduro possuem guidões mais largos e mesas mais curtas. Tudo para dar mais dirigibilidade à bike.

Onde praticar mountain bike Enduro no Brasil?

Locais de prática de Mountain Bike Enduro ainda são escassos no Brasil. Há bike parks pagos com excelente estrutura, como o magnífico Zoom Bike Park em Campos do Jordão:

zom-bike-park-enduro-mountain-bike O que é MTB Enduro?

No entanto, trilhas bem mantidas são coisa rara, como comento no artigo “Por que pedalamos tanto em estradão e tão pouco em trilhas no Brasil?“.

Sendo assim, finalizo o artigo sobre o que é o MTB Enduro com dois pedidos:

  1. Caso você tenha trilhas de Enduro na região onde vive, conte nos comentários. Há chances de eu ir aí fazer uma visita e da trilha virar matéria, como aconteceu com as trilhas de MTB do Horto de Batatais-SP;
  2. Curta a página do Aventrilha no Facebook:

 

  • Cassiano Tartari

    Fala Fernando! Que ótimo que você voltou a escrever! Pra não perder o costume, ótimos textos! Depois dá uma conferida no trabalho do pessoal aqui de Floripa https://ciclotrilhasfloripa.wordpress.com (olha o face também) a galera se junta direto pra fazer manutenção das trilhas daqui, eu já participei numas, o cross fit enxada como falamos. Abraços e vida próspera pro blog!

    • Giuseppe Ricardo Passarini

      Cassiano, bom dia! Conheço um pouco da ilha. Vi alguns vídeos do pessoal andando por aí. parabéns pela iniciativa e Floripa está na minha lista de “locais a pedalar”. Abraço!

    • Fernando – Aventrilha

      Fala, Cassiano! Obrigado, cara.
      Dei uma olhada no material. Muito bacana o conteúdo. Não tinha ideia que se organizavam tão bem por aí. Imagina se tivesse ainda mais gente fazendo parte desse cross fit?
      Abraços!!

  • Azulnauta

    Muito bom artigo, aqui em Portugal é raro uma prova MTB que não tenha bike de Enduro, com o pessoal a utilizar aquele capacete completo que o destaca dos restantes 🙂

    • Fernando – Aventrilha

      Obrigado, Azulnauta!! Tomara que cheguemos nesse patamar um dia também…

  • Giuseppe Ricardo Passarini

    Fernando! Mais uma vez parabéns pelo texto. Além de esclarecedor, está muito bem escrito. Procuro não teorizar muito, mas sim organizar as ideias para explorar melhor as modalidades e possibilidades. Aderi ao All Mountain pois engloba o que procuro no MTB, mesmo que a região em que moro não propicie pontos de prática desta modalidade. Isto tem um lado bom, ou seja, me estimula a procurá-los e a viajar mais. Um grande abraço e continue contribuindo para nosso esporte!

    • Fernando – Aventrilha

      Fala, Giuseppe,
      Muito obrigado! De fato, é uma modalidade que abraça tudo de melhor do MTB. Sonho em viver em algum local lá perto de Campos do Jordão pra poder ter contato direto com o pessoal e as trilhas de Enduro.
      Forte abraço!

      • Giuseppe Ricardo Passarini

        Já pedalou por aquelas bandas? Onde você mora? Realmente lá é muito bom (o pessoal do Zoom está fazendo um ótimo trabalho lá). Tem também a trilha do zig zag. Desci no meio do ano passado. Mais hard, mas com seu encanto… Fui sozinho, mas não recomendo. Estou listando todos os lugares para que eu possa pedalar nesta modalidade… Tenho viagem marcada para junho agora… Vou pedalar na Itália, na região de Como e no sul… All Mountain puro! Tem alguma experiência, contatos ou dicas para passar? Caso seja interessante, posso contribuir com o blog! Vamos nos falando!

  • Luiz Eduardo Dias Teixeira

    Fernando! Parabéns por seu trabalho aqui no aventrilha, estou aprendendo muito lendo seus artigos. Pois, bem gostaria de te fazer a seguinte pergunta. Nos estradão do Brasil qual seria a bike mais indicada pra pedalar uma Enduro ou XCO?

  • Pingback: Esporte E Estilo MTB()

  • Romulo Leal

    Trilha do Carvão, no Parque Estadual Serra do Brigadeiro em MG, descida muito técnica dentro da mata.