Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

O Deserto de Moab: a primeira vista um pedaço de areia e rocha com belas paisagens. Olhe mais de perto e você verá que o lugar se trata do maior centro de Mountain Bike do mundo. E não, você não leu errado: eu disse do mundo!

Com mais de 800km de trilha, o Deserto de Moab está para o mountain bike assim como o Havaí está para o surf, o Tibet para o alpinismo e a Suiça para o ski. Se você está tendo um pouco de dificuldade de visualizar isso, então se prepare. Nos próximos parágrafos você conhecerá o maior centro de MTB do planeta: o Deserto de Moab em Utah- Estados Unidos.

Mas antes de contar sobre as trilhas mais incríveis e dicas para caso você deseje realizar uma viagem dos sonhos e ir pedalar por Moab, vejamos um pouco de história:

Moab: o nome bíblico e as rotas mineiras

O nome Moab é na verdade uma referência bíblica de uma região montanhosa na Jordânia. No entanto, quando falamos de Moab no contexto do Mountain Bike, nos referimos à cidade de pouco mais de 5 mil habitantes localizado no deserto homônimo.

MoabTown Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

O Deserto fica localizado no estado de Utah, nos Estados Unidos. O local, que já tinha sido palco de confrontos sangrentos entre indígenas e colonizadores, abriu as portas no século XX para a indústria mineira se estabelecer e começar a explorar as riquezas minerais da região.

O desenvolvimento se acelerou ainda mais pelo fato de ter sido encontrado urânio em grande quantidade no local – o que até mesmo deu o apelido de Capital do Urânio no mundo. À epoca a Guerra Fria fez com que tal mineral fosse explorado em larga escala, aumentando a população da região em 500% nos anos 60 e 70.

Com o findar dos anos 80, a Guerra Fria “esfriou” e Moab começou a ser deixada para trás. Muitas casas foram abandonadas e minas da região fechadas. Moab deveria ter se tornado mais uma cidade fantasma do oeste americano. O local, no entanto, começou a ganhar notoriedade entre escaladores, 4×4 e praticantes de rafting a partir de filmes e séries que eram filmadas no local.

E a beleza e os contornos das rochas não passaram despercebidos dos olhos dos mountain bikers.

O mountain bike toma conta do Deserto de Moab

4669523_medium_b35c131387598156 Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

A vila de Moab passava a atrair cada vez mais praticantes de modalidades esportivas realizadas ao ar livre. E não demorou para o MTB se tornar extremamente popular no local. O relevo e o terreno extremamente propício e de fácill manutenção de trilhas, o clima seco e quente com invernos moderados e verões agradáceis e a pouquíssima chuva que cai por lá foram fatores determinantes para o desenvolvimento do mountain bike.

Já nos anos 80, quando a modalidade engatinhava pelo mundo, competições do mais alto nível ocorriam por lá, atraindo nomes como Davis Phinney e Bobby Julich, que já eram promessas das categorias juvenis do ciclismo no país.

O MTB passou a ser divulgado em revistas e jornais norte americanos e o turismo de aventura se tornava ano após ano a atividade principal da vila e do Deserto de Moab. A população voltou a crescer, o comércio local floreceu, restaurantes e bares abriram as portas e, claro, bikeshops de ponta.

poison-spider-bike-shop-moab-utah Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

Ao todo Moab tem 5 bicicletarias de grande porte, sendo a Poison Spider a mais popular. Essas bicicletarias são o ponto de partida de qualquer ciclista de primeira viagem ao Deserto de Moab. Lá se fica sabendo das melhores trilhas, contratação de guias, fretamento para o início de algumas trilhas mais afastadas e, claro, bikes e peças.

814km de trilhas de mountain bike para todos

Quem anda por Moab com frequência e conhece a região sempre diz que é impossível conhecer todas as trilhas em uma só viagem – mesmo que você passe um mês inteiro pedalando todos os dias. E não é para menos: com mais de 800km de trilhas de Mountain Bike, Moab é um destino para múltiplas viagens.

O mapa abaixo é tão gigantesco que eu tive que recordar um pedaço e reduzir (muito) a escala para caber aqui. Clique nele para acessar a versão original.

deserto-de-moab-814km-de-trilhas Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

E com tantas trilhas assim, o resultado não poderia ser diferente: há singletracks para todos os níveis de dificuldade. De acordo com o site MTB Project são 24 trilhas para iniciantes, 74 de nível intermediário e 55 para experts. No site UtahMountainBiking.com você encontra a descrição de todas as dezenas de trilhas de Moab.

Aqui, porém, falarei de 3 das trilhas mais famosas do deserto:

1- Slickrock

Slickrock é a trilha mais famosa e percorrida de Moab. Na realidade, há grandes chances de Slickrock ser a trilha de mountain bike mais famosa do mundo inteiro.

IMG_1884 Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

A superfície da trilha parece uma única pedra gigante, o que gera uma tração incrível, fazendo você descer ladeiras hiper íngrimes sem problemas. Slickrock é na verdade composta por dois circuitos: um de 16km e outro de 4km. O segundo é chamado de Practice Loop pelos bikers da região. Imagina treinar num circuito desses?

Slickrock se tornou nos últimos anos uma espécie de Mecca do MTB. Mountain bikers do mundo todo vêm a Moab e não saem de lá sem percorrer a trilha. Na alta temporada (Março a Outubro) isso gera até um congestionamento de bikes em alguns finais de semana.

Seth, do excelente canal de Youtube Seth’s Bike Hacks fez um vídeo pedalando por Slickrock que vale a pena ser visto:

2- Porcupine Rim

Porcupine Rim (algo como a encosta do porco-espinho) é, assim como Slickrock, uma das sessões mais tradicionais do Deserto de Moab e também uma das mais técnicas. Para quem curte all mountain/enduro fica a dica: talvez seja difícil encontrar traçados tão bem desenhados  em qualquer outra trilha do planeta.

porcupinerim-orig Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

São mais de 20km de um terreno extremamente técnico que muitos dizem ser o mais difícil de ser percorrido de Moab. Em Porcupine Rim a velha máxima do All Mountain faz todo sentido: “não basta pedalar, tem que pilotar”.

Outro grande atrativo da trilha Porcupine Rim são as vistas espetaculares que se tem durante o percurso:

porcupine Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

3- Amasa Black

Menos conhecida que as duas outras citadas acima mas ainda sim muito famosa e renomada. Amasa Black é também uma das trilhas mais percorridas pelos 4×4 da região. Aqui o pessoal do XCO está no céu. São aproximadamente 20km de trilhas com 1200m de ganho de elevação!

A descida pelo outro lado em Amasa Black é muito bem cuidada e não tão técnica como Porcupine Rim.

1571-1207791366 Deserto de Moab: a capital mundial do MTB com 814km de trilhas!

Visitando Moab

Se, assim como eu, você colocou o Deserto de Moab nos destinos da sua vida antes de morrer, então talvez as seguintes informações sejam valiosas:

  • A melhor época para visitar Moab é entre Março e Novembro;
  • Percorrer as trilhas é gratuíto. No entanto, há muitos custos escondidos em visitar Moab, como ter de alugar um carro para chegar à cidade, preço elevado nas bicicletarias e alimentação cara;
  • Se você quer mesmo planejar uma viagem para Utah no futuro, considere utilizar o site Discover Moab como ponto de partida para seu planejamento.
  • Curta a página do Aventrilha no Facebook e se inscreva na Newsletter por email para receber artigos exclusivos de Mountain Bike e Cicloviagem (Abaixo):