Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

Limpar um Camelbak: Domingo de manhã você sai pedalar. A trilha foi show! Passou o dia todo na sua Mountain Bike e ao chegar em casa nem sabe o que fazer. Comer tudo que há na geladeira ou tomar um belo banho.

Nisso sua mochila de hidratação fica jogada atrás da bike na garagem e só Deus sabe quando você irá limpá-la. Talvez até domingo que vem quando for pedalar uma longa distância novamente? Enquanto isso, a festa open bar de musgos e bactérias rola solta no seu Camelbak.

Vou mostrar aqui um jeito bem rápido de você limpar um Camelbak de jeito bem prático.

Para limpar um Camelbak você precisará de:

  • Água sanitária
  • Escova de dentes
  • Detergente

Como-limpar-camelbak-detergente-e-água-sanitária Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

“Mas, Fernando! Água sanitária estraga o reservatório!!”

Hmm… Na verdade isso é uma recomendação do próprio site da Camelback. Pode utilizar água sanitária (bleach) na limpeza de uma mochila de hidratação:

limpar-um-camelbak-site Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

1- Retire o reservatório da mochila

Separe as duas partes. A mochila propriamente dita não é nosso foco. Apenas pegue o reservatório e esvazie-o caso ainda haja algum líquido dentro.

Como-limpar-um-camelbak-vazio Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

2- Aqueça água

Veja qual a capacidade em litros de seu camelbak ou mochila de hidratação que estiver usando e aqueça essa mesma quantidade de água. Quando a água estiver para começar a ferver (borbulhando) desligue o fogo.

como-limpar-camelbak-água-fervendo Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

3- Encha o reservatório

Com a água já aquecida, encha o reservatório de sua mochila de hidratação com a água e com duas ou três tampas de água sanitária – o equivalente a 30-50ml. Feche a tampa de seu Camelbak e chachoalhe-o um pouco. Deixe descansar por 30 minutos.

Como-limpar-seu-camelbak-cheio Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

4- Esvazie e limpe com a escova

Eleve a bolsa acima de sua cabeça e aperte a ponta do canudo, deixando toda a água + água sanitária escorrer pelo canudo. Dessa forma você já estará limpando tudo de uma só vez.

Como-limpar-uma-mochila-de-hidratação-esvaziar Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

Quando todo o liquido tiver escorrido, jogue um pouquinho de detergente (um pouquinho mesmo, umas 10 gotas só) e comece a escrevar a parte interna do reservatório com uma escova de dentes.

Cmo-limpar-camelmochila-de-hidratação-escova Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

Esfregue todas as partes, especialmente as dobras e as pontas. Para limpar seu Camelbak por completo, não se esqueça de esfregar também a parte de dentro da tampa do reservatório.

5- Enxague com água e deixe secar

Após o processo de limpeza ter sido finalizado, enxague abundantemente a parte de dentro do reservatório da sua mochila de hidratação e ponha para secar.

Como-limpar-camelbak-secar Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

Eu particularmente gosto de colocá-lo frente a esse tipo de vidraça. Ela não deixa o raio solar bater diretamente no reservatório, porém já o aquece o suficiente para fazer a água evaporar.

Um ponto muito importante nessa etapa é colocar um pequeno objeto dentro do reservatório – como uma pequena xícara – para que ele permaneça aberto e suas laterais não se encostem. Assim, mais arejado, ele secará de verdade.

Considerações finais:

1- Se colocar outros líquidos que não só água dentro do reservatório, como isotônicos, sucos ou outros suplementos alimentares, limpe sua mochila de hidratação o mais rápido possível. Do contrário será muito difícil tirar limpar por completo o reservatório – especialmente o canudo.

2- Já me perguntaram isso em outra ocasião: “Fernando, qual é a mochila de hidratação que você usa?”. Pois bem, é a Camelbak Classic de 2L:

camelbak-classic-2l Como limpar um Camelbak / mochila de hidratação

3- Se gostou desse artigo, curta a página do Aventrilha no Facebook e veja outros posts “how to“:

 

 

  • Diego Macario

    Boa tarde Fernando, por desconhecimento coloquei dextrina na minha, e ficou gosto do produto, é possível tirar?

    Estes dias coloquei até vinagre com bicarbonato, só não deixei escorrer para a mangueira, mas enfim, sua dica vale para este caso?

    • Boa tarde, Diego.

      Vale sim, porém para esse caso eu deixaria a mistura de água sanitária + água comum descansar mais tempo dentro do reservatório.

      Já cheguei a deixar um dia inteiro com a solução dentro do reservatório para que o remanescente de um suplemento saisse.

      Abraços!

      • Diego Macario

        Cara usei seu método, de deixar mais tempo e não estou mais sentindo gosto da dextrina.