Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

Converter uma roda para Tubeless com apenas 30 reais… Parece anúncio sensacionalista, não é? Como isso seria possível se somente a fita de aro custa por volta de R$50? Hoje vou mostrar como converter uma roda com montagem com câmara para uma  tubeless – sem câmara – gastando muito pouco, entender o porquê da mudança ser benéfica e esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Antes de mais nada, entenda que essa montagem não é uma “gambiarra” como muitos chamam. O princípio da fita isolante especial para tubeless é exatamente o mesmo. Já pedalei muito com essa montagem no asfalto, estradão e single tracks e tudo correu muito bem.

Ok. Vamos lá!

Introdução

1- Por que eu devo mudar minha roda para tubeless?

Por três motivos muito simples: 1-Você não terá mais pneus furados por conta do esmagamento da câmara entre o aro e o pneu; 2- Caso seu pneu sofra alguma perfuração, o selante vedará o buraco; 3- Você poderá rodar com uma pressão mais baixa, possibilitando mais aderência do pneu com o solo.

Não pense duas vezes. Se há alguma mudança que você deve realizar na sua bike agora mesmo é converter para tubeless!

1- Qual o aro e pneu utilizados no post?

Para converter, usei um aro Vzan Extreme tamanho 29′ de 36 furos e um pneu Kenda Nevegal 2.2 lateral em Kevlar. O aro, como muitos sabem, é o de entrada da Vzan.

Há um certo mito de que aros e pneus de entrada não aceitam a conversão. Aqui mostro que é possível sim ter uma bike simples e ainda sim realizar a conversão. O procedimento é o mesmo para aros 27,5′ e 26′, e a câmera utilizada também é a de aro 20′.

2- O que você vai precisar:

IMG_20160613_135932_HDR Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

  • Esponja comum
  • Uma câmara de ar aro 20′
  • Fita isolante
  • Tesoura
  • Espátulas removedoras de pneu
  • Selante
  • Lubrificante comum (utilizo o Singer nesse caso, mas pode ser um para corrente)
  • Detergente
  • Bomba de ar simples
  • Compressor de ar (Usado só no final do processo. Pode ser um de posto de combustível)

Para chegar aos R$30, levo em conta que provavelmente a maioria de nós já possui em casa a esponja, detergente, tesoura, espátulas e a bomba de ar. Sendo assim, contabilizo a fita isolante (R$3,00), a câmara de ar aro 20′(R$15,00) e uma medida de 100ml de selante para pneus (por volta de R$12,00).

 

3- “Qual foi o selante utilizado?”

Existem muitas marcas no mercado. Muitas delas podem ser encontradas no Mercado Livre como a No Tubes e Zefal e até algumas mais genéricas. Aqui optei por utilizar o selante X-Tire.

(Editado – 11/09/2016)

Como muita gente acabou não encontrando o X-Tire para venda ou fica com receios por ser um produto para motos, recomendo também o selante Revo da Continental que muita gente elogia.

102840-3 Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

Seguindo as instruções so próprio site da Continental, fabricante do produto, o recomendado é a seguinte quantidade de selante por pneu dependendo de sua largura:

  • 2.1′ ou menor: 100ml
  • 2.1′ a 2.3′- 110ml
  • 2.3′ ou maior – 120ml

Passo a passo para converter para tubeless

1- Desmonte sua roda

Tire a câmara do pneu. Você não vai precisar dela por um bom tempo. Porém não descarte-a: Ela ainda pode ser útil  mesmo numa montagem tubeless, como veremos mais ao final.

2- Passe a fita isolante no aro

IMG_20160606_150941-768x1024 Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

Pegue a fita isolante e passe-a ao longo do aro. Para um pneu com as laterais em Kevlar dê 5 voltas de fita no aro. Já com os pneus de aramida seja um pouco mais generoso e dê de 10 a 12 voltas no aro.

O objetivo principal dessa aplicação é separar os raios do que virá a seguir. O motivo pelo qual se aplica mais voltas no pneu em aramida é que esse normalmente tem uma banda lateral mais curta, assim compensa-se essa diferença com mais fita.

Como apresentado na foto ao lado, sempre comece e termine a aplicação um pouco a frente do furo do aro. Dessa forma,  bico ajudará a segurar a fita no lugar.

Realize um pequeno furo com a tesoura, como visto na foto, e continue para o próximo passo.

3- Coloque a câmera no aro

Encha sua câmera de ar até ela ficar com sua circunferência próxima ao do seu aro que estiver utilizando (1). Após inflá-la, limpe-a com a esponja e detergente, removendo todo o talco que envolve a câmara (2). Aplique um pouco de óleo tanto no furo como nas bordas do aro para que a câmara entre com mais facilidade (3). Por fim, encaixe-a no aro, começando pelo bico e sempre se direcionando para um único lado do aro – bico segurará a camera no lugar (4).

complilação Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

4- Corte a câmara

Com a câmara toda encaixada no aro, econtre a marca na câmara (apontado pelo dedo na esquerda) e use ela de guia. Quando você perfurar a câmara de ar com a tesoura ela muchará rapidamente e muito provavelmente escorregará para um dos lados. Não se preocupe: isso é normal.

Uma dica aqui é utilizar uma régua plastica dentro da câmara como guia para que você não acabe cortando o outro lado da câmara. Ao final desse processo sua roda deverá se parecer como a roda na foto da direita.

IMG_20160606_152453 Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

5- Encaixando o pneu

Mais uma vez, limpe o talco da câmara cortada com uma esponja. Não há problemas em deixar o detergente nela. Pelo contrário: o produto tornará o processo de encaixe do pneu muito mais fácil.

Após a limpeza, encaixe quase totalmente o pneu, deixando apenas uma abertura para a colocação do Selante

IMG_20160606_155002 Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

6- Aplicando o selante e finalizando a conversão

Por fim, coloque o selante no pneu. Em meu caso utilizei 100ml do X-Tire. Para os outros produtos mencionados acima, leia as especificações do fabricante na embalagem. Não coloque produto a mais! O fabricante escreve a quantidade recomendada com um motivo bem embasado. Colocando a mais você só deixará sua roda mais pesada com o excesso do produto.

Depois, gire suavemente a roda para que o produto vá para o lado oposto do pneu. Feito isso, termine de encaixar o pneu na roda e infle-o com um compressor de ar. Sua conversão estará pronta

IMG_20160613_141412 Como converter sua roda para Tubeless (com apenas R$30)

7- Depois da montagem

Chacoalhe a roda em todas as direções para que, caso haja alguma fresta entre o aro e o pneu, o selante atue vedando-a.

Minha recomendação é que depois de montado, você já dê uma volta com sua bike mesmo que só ao redor do quarteirão. Assim o selante se espalhará por todo o pneu.

Perguntas frequentes da conversão

Leia essa parte! Pode ser que uma dúvida sua apareça aqui!

P: Posso cortar a sobra de borracha que ficou para fora?
R: Sim! Sem problemas. Cuidadosamente com a tesoura ou com um estilete retire o excesso das rodas. Entretanto, vale lembrar que se esse procedimento for feito, você terá de colocar uma nova câmara no aro caso queira também trocar os pneus da bike, já que o que segura a câmara no aro é o próprio pneu.

P: Dá para encher o pneu sem compressor de ar?
R: Sim, é possível. O processo é bem mais arduoso e só será possivel com uma bomba de pé, porém dá para fazer.

P: O que faço se o pneu tubeless furar no caminho e o selante não vedar?
R: Isso é extremamente raro de acontecer. O selante só não vedará caso o furo seja muito grande ou caso se encontre na banda lateral do pneu. E é por isso que disse para não descartar sua câmera no início: leve-a consigo no pedal. Assim você não fica na mão caso o pneu esvazie e o selante não funcione.

P: Meu pneu tem a lateral em arame e perde pressão todo dia. O que eu faço?
R: Nesse caso o que provavelmente aconteceu foi que você não passou fita isolante o suficiente. Passe sem economia caso seu pneu tenha a lateral em arame e a chance dele encaixar é grande.

P: Eu gosto muito dos posts do blog Aventrilha. O que eu faço?
R: Ah então você definitivamente deve curtir a página do blog Aventrilha e se cadastrar na Newsletter logo abaixo:

 

  • Vitor Nunes Moreira

    Rodas com furo de bico fino,como fazer se não encontro câmara de 20″ de bico fino?

    • Fernando – Aventrilha

      Boa note, Vitor

      Recomendamos que tente encontrar a câmara com bico fino. Caso não encontre e deseje fazer essa adaptação, você pode alargar o furo com uma broca 5mm.
      Não recomendamos que isso seja feito pois a mudança não é reversível e pode danificar permanentemente seu aro.

      No Mercado Livre há câmaras aro 20’com bico presta por preço bem acessível.

      Abraços e bons pedais!

  • Luiz Olimpio

    Olá, Não entendi direitoa parte que encaixa o pneu, vc coloca por cima da câmera? Se não cortar o excesso como fica?
    Vc tem uma foto da rida montada?

    Vlw

    Luiz

    • Fernando – Aventrilha

      Boa noite, Luiz

      Exato! Depois de fazer um corte em toda a extensão da câmara, coloque o pneu sobre a câmara.

      Só há problemas em deixar o excesso caso você utilize V-Brake ou outro freio no aro. Se você utiliza freio a disco, não há problemas em deixar alí.

      A última foto no item 7 é da roda já montada.

      Abraços!

  • Fábio Monteiro

    Desculpa minha ignorância, mas se corta a câmera? Não entendi essa parte, corta câmera no meio e as sobras fica para fora da roda? Objetivo é que a borracha junto com selante vede as laterais?

    • Fernando – Aventrilha

      Boa noite, Fábio

      Exatamente! É isso que deve ser feito com a câmara e o objetivo é que a ele vede as laterais. Após a colocação do pneu você pode cortar o excesso da câmara que ficou para fora.

      Abraços!

  • Leandro

    Pode misturar selante de marcas diferentes, na hora de completar?

    • Fernando – Aventrilha

      Olá Leandro,

      O princípio de todo selante é basicamente o mesmo: eles possuem algum componente químico que ao sair pelo furo evapora, deixando somente o resíduo sólido tampando o buraco.

      Porém não dá para saber se todos os selantes usam o mesmo composto e se, no caso da mistura, eles manteriam sua propriedade.

      Pra ser bem sincero eu arriscaria na minha bike sim para testar, mas não recomendaria para nossos leitores.

      Se testar conte para nós como foi.

      Abraços!

  • Alessandro

    Esse procedimento pose ser feito em rodas speed aro 700*23 ?

    • Fernando – Aventrilha

      Boa noite, Alessandro,

      O princípio para as rodas de Speed são em teoria o mesmo. Porém trabalhando com uma pressão muito maior e uma quantidade de ar dentro do pneu muito menor, eu não sei dizer se as laterais do pneu se descolariam nesse caso.

      Testaremos no futuro e escreveremos sobre o assunto. Talvez funcione na medida 28, mas é só especulação.

      Abraços!

  • Hamon

    Boas.

    Só para entender, fita isolante é a mesma usada pra elétrica ou alguma específica outra aro e pneu?

    • Fernando – Aventrilha

      Bom dia, Hamon

      Fisa isolante comum usada em reparos elétricos. Acredite se quiser rsrs

      Abraços!

  • Andrei Andres

    Caso minha roda seja de bico grosso, posso fazer mesmo assim?

    • Fernando – Aventrilha

      Olá Andrei

      Sim, o procedimento acima foi feito com o bico grosso (schrader).

      Abraços!

  • Flávio Lima

    Boa noite, fiquei com uma duvida. Essa câmera 20″ eh aquela mesma aro 20, pra bicicletas pequenas? Eh isso?

    • Fernando – Aventrilha

      Boa noite Flávio!

      A câmara de aro 20′ é a de BMX. Onde eu compro o preço é somente R$10!

      Abraços!

  • Ítalo Accioly

    Boa noite, é para ser usado uma camara 20″ em rodas 26″ ou 29″ ?
    Posso usar uma camara 26″ bico fino na minha roda 29″ ? ou o ideal é a 20″ mesmo.
    Abraço

    • Bom dia, Ítalo

      Eu nao recomendaria a aro 26″ para sua roda 29″. Acredito que ficaria um pouco grande e muito folgada. Iria mesmo de aro 20″ ou 24″.

      Abraços!

  • Danilo Lessa

    Não seria melhor comprar logo uma válvula específica para tubeless, em vez de usar essa câmara? Dá menos trabalho e o custo é quase o mesmo.

    • Boa tarde, Danilo

      Um par de bicos presta da Notubes 44mm custa por volta de R$90 (realizando uma breve busca no Mercado Livre com as palavras “valvula tubeless mtb”).

      O princípio todo dessa montagem apresentada acima é que a câmara aro 20″ serve não só como bico mas também como a fita (que também custa uma nota).

      Eu costumo montar uma roda em 10 minutos. Depois que se pega o jeito não dá trabalho não rsrsrs.

      Abraços Danilo! E bons pedais!

  • Danilo Lessa

    Pelo link desse vídeo https://youtu.be/FTlZvOVG8zs dá pra ver q não há necessidade de se proteger a lateral do pneu com uma câmara de ar, é só comprar uma válvula própria pra tubeless, o próprio fluido consegue vedar todo o pneu.

    • Olá Danilo.

      A função da câmara não é proteger a lateral, até porque ela corre para fora do pneu e depois é cortada. A finalidade dela é de isolar o fluido do aro, como faz a fita para tublesse (que custa muito mais e não vem com o bico).

      Abraços!

  • Diogo de Oliveira Faleiros

    Boa tarde!
    Andei pesquisando na internet e na minha cidade a câmara de ar 20 bico fino, porém não acho em lugar nenhum, porque estou preferindo manter o bico fino, será que existe mesmo? Sabe me indicar um link ou site que tenha?

  • Marcos

    Caro colega. Boa noite. Para pneu aro 26 posso usar a câmara de ar 20? Ou teria que ser outro tamanho? Agradeço e aproveito para te parabenizar com o post.

    • Boa noite, Marcos!

      Sim, pode usar a 20 para sua aro 26 sem problemas. Não “escapa” nem nada. Vai na fé rsrs

      Obrigado e continue acessando o blog!

      Abraços

  • jaison benedet

    Boa tarde, o problema de cortar as sobras da câmara é de que se quiser trocar o pneu vc terá que fazer o procedimento com uma câmara 20 nova, é isso? Obrigado

    • Boa tarde, Jaison

      Exato. Pra ser franco, eu não testei colocar outro pneu depois de ter cortado a câmara. Mas na teoria sim, vc teria que comprar outra câmara aro 20 e refazer o procedimento. Seria o mais adequado.

      Bons pedais!

  • Alan

    Boa noite!
    Qual a durabilidade desse procedimento?

    • Alan, estou há 3 meses e contando! Espero durar enquanto o pneu ainda tiver borracha pra gastar rsrs.

      Abraços!

  • marcio

    porque o uso da fita isolante se ja tem a camara de ar isolando o aro???
    a camara de ar deve ficar com as bordas pra fora do pneu depois de montada?

    • Roger

      Boa pergunta!

    • Fala, Marcio,

      Há alguns relatos de que as pontas dos raios podem perfurar a câmara. A princípio o ar não vaza, mas o líquido começaria a escorrer para o lado de dentro da câmara.

      Eu diria que é mais uma precaução que uma obrigação.

      Valeu!

  • Rodrigo Santos

    Cara!!!! Vc é um artista!!!! Kkkk!
    Já vi dezenas de vídeos sobre conversão tubless, mas esse seu post é o mais show e o mais brasileiro deles! Muito bom Fernando!!!

  • Lucas

    Bom dia Fernando.. e em relação ao peso e rendimento, é melhor nesse esquema tubeless??

    • Olá, Lucas.

      Em peso acaba ficando o mesmo. Em rendimento sim pois você poderá pedalar com uma pressão muito menor, o que resultará em mais aderência em curvas e descidas.

      Além de que se ele furar, o selante veda.

      Abraços!

  • Marcelo José Schmidt

    O selante que você usou é aquele que vem em uma embalagem igual a de silicone? Eu achei aqui na minha cidade com o nome de vacina para pneus X tires. Esse funciona?

    • Olá, Marcelo. Comigo funcionou e é o que eu uso atualmente. Selou já alguns furos pequenos.

      Porém comecei a suspeitar que ele é muito líquido para pneus de bike, o que não é tão ideal pois a banda de rodagem é um pouco mais fina também. Então passei a recomendaro Revo, da Continental, que comentei alí em cima. Segue o link do local mais barato que achei na internet -Submarino.com: http://acesse.vc/s/c86633d7

  • Luiz

    Aramida = kevlar

  • Antonio Carlos

    Muito boa a dica, vou tentar.

  • luciano pereira

    ola tenho boa tarde, hoje eu uso um pneu dianteiro da continental montain king II kevelar sem arame , tenho na roda de traz um pneu Specialized Hardrock com arame eis a duvida posso fazer esse procedimento com esse pneus ??? , tenho aro Aro 29 Alexrims Xd , teria algum problema ??

    • Olá, Luciano.

      Com o Specialized Hardrock nunca testei. Agora os Continental normalmente recebem tubeless sem problemas.

      Abraços!

  • Bruno

    Estou entrando no mundo do pedal agora, comprei uma bike e no meu segundo final de semana já rodei 42 km, porém na volta meu pneu traseiro furou, foram mais 8 km a pé empurrando a bike kkkk; na minha cidade pra colocar uma câmara nova ficaria R$44,00, comprei duas fitas isolante, uma câmara de ar 20 e 100 ml de selante e ficou tudo R$50,00 e fiz o procedimento na roda traseira, todo mundo do meu trabalho falando que isso não existia, que não daria certo, quando enchi o pneu e não murchou ficaram todos com cara de bobos, querendo fazer até na moto deles. Agora o próximo passo é fazer no pneu dianteiro, só alegrias por enquanto.

    • Hahaah que legal, Bruno!!

      Fico contente que testou e deu certo. É, esse esquema não tem erro não!!

      Abraços!

  • Ernany

    Opa blz? Interessante pra caramba esse artigo. Estou começando agora a pedalar mais serio e nao conhecia esse esquema. E possivel fazer com aros baratos, 26 , tbm?

    • Olá, Ernany!

      Nunca testei com aros que não fossem de parede dupla. Mas acredito que o fundamento é o mesmo. Vale tentar! rsrs
      Abraços

  • Styve Arruda

    Eu ia pagar pra fazer esse procedimento. Não vou mais! 🙂

    • Fernando – Aventrilha

      Boa!

  • Lucas Prado

    Sera que com pneus kenda slick 26×1.5 e aros vzan escape da certo? No aguardo

    • Fernando – Aventrilha

      Lucas.
      Precisa testar. Depende muito da qualidade da unidade que você comprou.

  • Gustavo Rosella

    Fernando eu fiz todo o procedimento usando um pneu maxxis cross+mark mas não consigo encher o pneu fui no posto apertei o botão pneu vazio mas ele não infla. Tem alguma manha pra isso?

    • Fernando – Aventrilha

      Fala, Gustavo,
      Os compressores de posto não são muito bons pra esse procedimento. Isso porque eles inflam em etapas e nem sempre ela é suficiente para dar a “colada” inicial. Tente num desses de bicicletaria mesmo.
      Abraços!

  • Felipe Ruivo

    Você acha viável para pneus 700×35? Há algum limite mínimo na largura do pneu pra isso funcionar? Sabe se, caso eu vá usar numa roda que transita por asfalto e terra, vai funcionar bem com alta pressão (85/100psi) para ser um pouco esvaziado quando entrar na terra? O selante não sai pela válvula?

    • Fernando – Aventrilha

      Fala, Felipe.
      Verdade seja dita: nunca testei com esse tipo de pneu, porém o princípio é o mesmo e o selante não deve sair pela válvula.
      Abraços!

  • Josenildo Formiga

    Boa noite, parabéns pelo trabalho, sem dúvida o único site que esclarece bem sobre o assunto. Gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer uma pergunta: Fiz a conversão em um pneu small block da Kenda com arame e aparentemente de um dia para o outro não baixou o pneu uma única libra, então posso comemorar que deu certo, ou corro algum risco?

    • Fernando – Aventrilha

      Fala, Josenildo,
      Comemore! 🙂 haha
      Abraços

      • Josenildo Formiga

        Valeu amigo, mais uma vez parabéns.

  • Luiz Rodrigues

    Boa noite! Há alguma chance do selante entupir a entrada de ar pela válvula schrader nesse procedimento? Obrigado!

    • Fernando – Aventrilha

      Olá, Luiz!
      Há sim chances de entupir. Lembre-se, porém, que os selantes são solúveis em água e facilmente lavados caso isso ocorra.

      Abraços!

      • Luiz Rodrigues

        Obrigado!

  • Luiz Rodrigues

    Você considerou não cortar a câmara (mas só perfurar na região do bico), deixando duas camadas de borracha e diminuindo a quantidade de fita isolante necessária? Acha que daria certo?

  • Ivan conch

    Boa tarde, venho aqui agradecer pelas dicas e em especial esta do selante!! Ficou show apanhei um pouco para colocar a camera de ar 20` na roda 29 mais apos este episodio foi tudo ok conforme as imagens acima. Ainda um pouco desconfiado tive que fazer o teste furando o pneu com um prego para ver qual seria o resultado kkkkk e foi sucesso!!! so acho que poderia ter usado uma camara de ar da 26´que ja estaria de bom tamanho. um abraço.

  • Messias Rodrigues

    Amigo parabéns pelo post!!! Estou pensando em fazer essa conversação. Mas como outros estou tendo dificuldades em encontrar a Câmara aro 20′ com a válvula fina. Tem algum vendedor no ML ou outro lugar para indicar? Abraço.
    Quero fazer essa conversação para usar no pedal da fé…

  • Marcelo Ferreira

    Colega, fiquei com uma dúvida: a câmara cortada fica pra fora, entre o pneu e o aro? Grato.

  • Jaime Albino

    Ola, otimo post, vou tentar fazer os procedimentos mas não estou conseguindo axar o selante da xtire, no ML tem da Revo mas estão por 60 reais, aonde conseguiu axar um selante tao barato?, desde ja agradeço.

  • Anderson Goldacker

    Se eu tiver que murchar o pneu para trocar do asfalto para o chão é possível?

  • Otavio Bicicreteiro

    Olá, em termos de peso há algum ganho expressivo?

    Obrigado.