Calculadora de relação de forças para você escolher cassete e coroas da bike

Um dos temas que mais gera dúvidas em nós, mountain bikers e ciclistas, é a escolha de um cassete novo ou da relação de coroas do pedivela. Com os cassetes wide range (com mais de 40 dentes) tornando-se padrão da indústria de MTB e a populariação dos pedivelas com coroas duplas e simples, muita gente se pergunta quanto essas peças vão facilitar/dificultar o pedal.

Há alguns meses prometi no blog uma calculadora para que se pudesse escolher seu cassete e suas coroas do pedivela. No meio tempo, enquanto desenvolvia as fórmulas matemátias, encontrei uma calculadora muito mais sofisticada do que eu estava pensando em desenvolver. Sendo assim, não vou realizar um retrabalho. Hoje vou apresentá-la – como sempre com o mínimo de matemática na explicação.

A calculadora BikeCalc

Para você poder realizar os cálculos é muito importante que você acesse o site da calculadora em outra aba. Logo você verá essa imagem abaixo:

calculadora-de-relação-de-forças Calculadora de relação de forças para você escolher cassete e coroas da bike

A calculadora está em inglês mas mesmo que você não tenha familiaridade com a língua acredito que seguindo esse passo a passo você não terá problemas. Vamos lá:

1- Selecione “Meters”

meters Calculadora de relação de forças para você escolher cassete e coroas da bike

Ao lado esquerdo, como você pode ver, há uma espécie de painel com várias formas de fazer cálculos de relações. A função Meters (metros) já será o bastante para você conseguir decidir quantas coroas usar na frente e o número de dentes nos cogs do cassete.

2- Rim Size e Tire Size

Agora está na hora de você selecionar as dimensões de sua roda. Rim=Aro enquanto Size=Tamanho. Ou seja, selecione o tamanho do aro. Como padrão ele já vem como aro 29″/700c, mas você pode colocar um monte de outras medidas. Tire = pneu, e deste modo selecione a largura de seu pneu.

tire-size Calculadora de relação de forças para você escolher cassete e coroas da bike

3- Chainring e cog

Agora é a hora da mágica. Em Chainring min coloque qual é o número de dentes da sua menor coroa do pedivela. Em Chainring max coloque a coroa maior. Se você possui pedivela triplo, considere só a maior e a menor. Se tiver só uma coroa, de 32 dentes, por exemplo, coloque 32 no Min e no Max

Do mesmo modo, em Cog Min coloque o cog menor de seu cassete e em Cog Max coloque o maior.

cof Calculadora de relação de forças para você escolher cassete e coroas da bike

No exemplo acima coloquei uma combinação bastante comum, de 3 coroas na frente sendo a maior com 40 dentes e a menor com 22, e de 10 cogs no cassete.

4- Interpretando a tabela

Clique em Calculate e você terá uma tabela enorme diante de você. Os números dentro da tabela representam quantos metros sua bicicleta vai se mover com uma pedalada completa. Ou seja, na coroa do meio 30 dentes com o cog de 24 dentes a bike andaria 2,9 metros, por exemplo.

O único problema dessa tabela é que ele dá todos os números de coroas entre 22 e 40 e todos os números de cogs entre 11 e 36. Abaixo eu marquei com setas quais são as coroas e os cogs que fazem parte dessa minha transmissão de exemplo:

  • Coroas: 40-30-22
  • Cogs: 11,13,15,17,19,21,24,28,32,36

tabela Calculadora de relação de forças para você escolher cassete e coroas da bike

O que acho mais legal dela é que mostra exatamente o que tentei pontuar no post se cogs de 40 dentes ou mais faz alguma diferença. Veja:

  • Na coroa 30 e no cog 11 você avança 6,4 metros com uma pedalada;
  • Na coroa 30 e no cog 13 você agança 5,4 metros com uma pedalada.

São só 2 dentes que fazem você andar 1 metro a mais ou a menos. Como falo no post, o que importa é o raio, não o número de dentes. Olhe só esse outro exemplo:

  • Na coroa 30 e no cog 32 você avança 2,2 metros com uma pedalada;
  • Na coroa 30 e no cog 36 você avança 1,9 metros com uma pedalada;

Uma distância consideravelmente menor. E essa distância vai diminuindo conforme a coroa aumenta, de tal modo que quase não há diferença nenhuma entra um cog 40 e 42.

A calculadora ainda tem muitas outras funções que você pode explorar, adicionando detalhes como cadência, velocidade e outros.

E sei que este é um assunto meio complicado mas se você quiser se aprofundar no assunto, tenho alguns outros artigos sobre o tema aqui no Aventrilha:

 

E se restar alguma outra dúvida, deixe um comentário abaixo que procurarei respondê-lo.

Bons pedais!