A calculadora de pressão de pneus de Mountain Bike

Update 12/12/16 – ATENÇÃO: As calculadoras de pressão de pneus, de quadro e de subidas do Aventrilha.com.br estão passando por problemas técnicos. Peço compreensão se por ventura você não conseguir utilizá-las.


A Calculadora de pressão de pneus de Mountain Bike: Já vimos no Aventrilha alguns posts relacionados a pneus, como a importância da escolha correta dos pneus da bike, como realizar uma conversão barata e eficiente para Tubeless e agora veremos uma calculadora para saber a pressão dos pneus da sua Mountain Bike

Foi usado como referência para a criação dessa calculadora experiências de profissionais em reportagem da revista Mountain Bike Action em sua edição italiana e também dicas do pessoal do Global Mountain Bike Network, além de minha própria experiência.

“É só olhar no lado do pneu… né?”

Como pode-se ver na foto, grande parte dos pneus vem com uma indicação de pressão que o pneu deve ser rodada. Mas o que isso quer dizer? Que 65 é o máximo e que 35 é o mínimo, certo?

1362462303468-1fonn4gfwaqe1-960-540 A calculadora de pressão de pneus de Mountain Bike

Errado!!! Bem, se por um lado o 65psi é de fato uma indicação que você deve levar em conta fortemente (mas quem aqui roda com mais que isso?) por outro o 35psi é uma mera sugestão do fabricante.

– Você está sugerindo que eu ande com uma pressão abaixo da recomendada?

– Não! Estou sugerindo que você leia o post inteiro mesmo.

Pense assim: se todos nós temos pesos diferentes, pedalamos por terrenos diferentes e rodamos com bikes diferentes, como podemos andar com a pressão igual?

Se tiver mais dúvidas em relação aos resultados do seu cálculo leia um pequeno FAQ que elaborei abaixo da calculadora… ah, e não se esqueça de curtir a página do Aventrilha no Face:

 

[CP_CALCULATED_FIELDS id=”7″]

Perguntas e respostas

P: Mas minha pressão recomendada ficou MUITO abaixo do recomendado pelo pneu, tipo 19 libras!!! E agora?
R: Isso é um sinal de que talvez você seja uma pessoa muito pequena e leve rodando com um bike aro 29 ou pneu muito largo. Tente refazer a conta simulando que seu pneu é um 1.95, por exemplo e sua roda é 26″. Sim: Largura e diâmetro do pneu também tem a ver com seu peso e tamenho!

P: A calibragem recomendada ficou MUITO alta, tipo 50 libras! O que eu faço?
R: Pense em fazer o inverso da pergunta anterior e simular que você possui um pneu mais largo e/ou maior.

P: Porque para calabirar na montagem Tubeless a pressão é menor?
R: Quando o pneu não possui câmara, não corre o risco de furar pela famosa “mordida” que acontece se a pressão está muito baixa. Sem câmara -> Menos pressão

Restou dúvidas? Escreva pra mim! Respondo 100% dos emails 🙂

 

  • henrique Franze

    Tenho uma dificuldade danada de medir corretamente a pressão do pneu em casa, como voces calibram? Aquelas bombas de pé com manometro não se vê na escala o 30 e o 40 libras…

    • Boa noite, Henrique!

      Eu moro ao lado de um posto de gasolina então sempre calibro lá rsrs. Mas o que você pode fazer é comprar um calibrador – para bico grosso/schrader. É bem baratinho. Esse por exemplo: http://goo.gl/mBZiLu

      Abraços!

  • Bruno

    O peso em questão é do ciclista ou do ciclista mais a bike?

    • Boa noite, Bruno.

      Só o peso do ciclista. Isso porque, descontando as próprias rodas, o peso da bike ficaria entre 5kg e 10kg. Além disso ser um valor inexpressivo, nem todo mundo sabe direito o peso da própria bike.

  • Myke

    Mas se eu usar uma pressão tão baixa assim pra andar no asfalto vai comer meu pneu rapidinho.. sempre qnd ando no asfalto calibro com 60 libras e o maximo é 65 libras… qnd vou fazer trilhas aí sim coloco umas 35 libras…

    • Fala, Myke
      Sim, essa tabela é para mountain bike na trilha. Não considerando asfalto.

      Abraços!

  • Celso

    Fernando muito bom essa sua matéria o meu pneu 29 x 2, 10 65psi , eu não sabia quanto colocar de pressão no pneu meu peso e 100 kg . Portanto nós cálculos eu preciso para dianteira de 37 libras e na traseira 39 libras. Fazendo a conversão de libra para psi fica : dianteira 52 psi subtraindo 2 libras fica 50 psi e na traseira 55 psi. Está correto este calculo.

    • Hugo

      Celso, libra é uma unidade de massa e psi de pressão. Ou seja é impossivel converter uma unidade na outra. PSI significa libras por polegada quadrada e muitas vezes vemos bastante pessoas dizendo erroneamente “coloca tantas libras no pneu”.
      Portanto se na tabela o seu deu 37 e 39. Este já e o valor final que você deverá calibrar

  • Lucas

    Me desculpe a pergunta, mas cadê a dita calculadora? Só encontrei um print da bendita no início do post.

    • Fernando – Aventrilha

      Fala, Lucas.
      O programa que uso para as calculadores tem dado alguns problemas recentementes. Peço desculpa pelo inconveniente. Em breve o problema já terá sido resolvido

  • Arthur Ferreira

    Parabéns me ajudou muito