Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Taquinho posicionar

Ajustar taquinho de sapatilha de MTB: Muitas vezes deixamos essa atividade de lado e nem sequer percebemos se ele está errado ou não.

Muita gente busca melhorias na performance dos treinos e das corridas com investimentos na bike ou suplementos alimentares bastante caros. O “upgrade” de que vamos falar, porém, tem custo zero e impactará a forma como você pedala imediatamente!

A maioria dos mountain bikers que usam sapatilhas tem pedais com o sistema SPD da Shimano. É esse sistema que utilizarei para exemplificar o problema. O princípio, porém, é aplicável a todos os tipos de pedais, como o Egg Beater da Crank Brothers. Efeito de curiosidade, vale falar também que a sapatilha utilizada foi a MT21 da Shimano:

sapatilha-shimano-mt21-bike-bicicleta-17825-MLB20144307492_082014-F-1024x683 Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Parte 1 – Ajustando o taquinho

É muito comum observar ciclistas que, ao adquirir sua sapatilha e seu pedal clipless, imediatamente posicionam o taquinho todo para frente do trilho. Essa foto tirei da sapatilha de minha namorada antes de ajustá-la. Repara que se vê um vão na parte de trás do taquinho?

IMG_20160603_122458_HDR-768x1024 Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Pois é. Esse é um exemplo de posicionamento de taquinho no “olhômetro”. De fato essa pode ser as posições ideal do taquinho para o ciclista, porém há uma grande chance dele não estar no lugar correto. Cada ciclista possui um formato diferente de pé, alguns com dedos maiores, outros com pé pronado (chato) ou supinado (curvado).

Caso o taquinho esteja mais a frente ou atrás do que deveria, cada pedalada do ciclista renderá menos, além de partes da perna e do pé serem utilizados de forma excessiva, causando cãibras e mesmo lesões. Explicaremos abaixo como posicionar o taquinho da forma correta para o seu pé. Observe as imagens e siga o passo a passo:

Materiais necessários:

Para ajustar taquinho de sapatilha será necessário uma fita adesiva branca, uma chave allen 4mm e uma canetaIMG_20160603_124905_HDR-225x300 Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Marcando a “bolota do pé” em relação a sapatilha.

Encontre em seu pé o ponto um pouco atrás do fim do seu primeiro metatarso – chamado também de bola ou bolota do pé:

IMG_20160603_130242-1024x768 Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Passe a fita adesiva no lado de fora de sua sapatilha marcando com caneta a posição do metatarso. Essa parte é extremamente importante. Calce e descalce o pé da sapatilha quantas vezes for necessário até ter certeza de que marcou o X no lugar correto:

IMG_20160603_130527-1024x768 Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Reposicione o taquinho:

Agora com a posição ideal do taquinho marcada ao lado da sapatilha, reposicione o taquinho. O da fita deve estar alinhado com os parafusos que conectam o taquinho no trilho da sapatilha.

Quando achar a posição ideal do taquinho, aperte-o contra a sapatilha, sempre alternando entre um parafuso e outro: nunca aperte um parafuso todo de uma vez. Você pode acabar estragando a sola de seu calçado e ajustar taquinho será a última coisa que vai acontecer.

IMG_20160603_133659-1-768x1024 Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Uma dica caso os parafusos estejam emperrando na hora do ajuste é aplicar uma pequena quantidade de lubrificante nas peças.  Um bem simples, como Singer multiuso, já ajuda.

Caso os parafusos estejam danificados, troque-os. Muito raramente o problema é com os taquinhos ou com o trilho na sapatilha, sendo a troca precoce do taquinho outro equívoco bastante comum entre os ciclistas.

Parte 2 – Depois do ajuste

Legal, seu taquinho deve estar ajustado. Agora vamos partir para algumas medidas e considerações que você deve tomar quando já tiver finalizado o processo.

Acabou de ajustar taquinho? Teste!

No início pode parecer muito esquisito ou mesmo desconfortável. Mas dê uma chance ao acabar de ajustar o taquinho: saia para pedalar e veja como você se sente. Também é muito comum sentir mais firmeza de imediato, como se seu pé estivesse transmitindo mais força aos pedais.

Se você sentir que “passou do ponto” e agora o taquinho está muito para trás ou para frente, realize um novo microajuste até que fique numa posição mais firme e confortável

Sua preferência conta!

Os ajustes de taquinho de sapatilha de mountain bike que comentei se aplicam perfeitamente para o cross country. Ele é ainda mais benéfico se você estiver – como muitos outros ciclistas – utilizando o taquinho todo para frente. Essa posição é danosa para toda sua perna.

Entretanto, tudo tem um porém: faça isso tudo com parcimônia. Como comentei no ponto anterior, teste! Teste muito! Veja se mesmo você tendo posicionado o taquinho exatamente como esse post recomenda, se você se sente confortável.

Muita gente gosta do taquinho mais pra trás simplesmente para dar mais estabilidade, já que praticam modalidades mais pesadas do mountain bike, como o all mountain / enduro. Ah! Curta a página no face 🙂

 

Continuando…

 

Quer precisão? Realize um bike fit

Capture-5 Seu taquinho pode estar no lugar errado!! Veja se está e como ajustá-lo.

Bem, mas se sua questão é performance total, então para um posicionamento 100%  preciso é necessária a realização de um Bike Fit. O fit também ajustará o posicionamento lateral dos taquinhos, que é um dos pontos que não .  Há um muito bacana – em inglês – no site da Competitive Cyclist que você pode fazer agora mesmo em casa).

Esse guia, porém, já te ajudará a dar uma pedalada mais firme de imediato e, por se tratar de custo zero, vale à pena ser tentado!

  • Boa dica meu caro. Logo quando comprei segui dicas de um site e posicionei mais pra frente, sentia os dedos doerem. Depois de testes percebi que no meu caso, utilizando uma 44 EUR, a posição correta do taco é quase totalmente recuado, parei de sentir dores e me sinto mais firme.

    • Fernando – Aventrilha

      Boa noite, Bruno.

      Exatamente! Criou-se uma regra não escrita de que o taquinho tem que estar na ponta do pé, porém essa prática sem fundamento pode causar lesões e reduzir o desempenho no pedal.

      Aqui mesmo, na Aventrilha, um ciclista perdeu uma unha devido ao posicionamento errado em um pedal de 200KM. Tem que ficar esperto!

      Abraços e bons pedais!

  • Tedy Pinheiro Barroso

    Uma forma bem fácil de achar o ajuste ideal é fazer as medidas pela palmilha. Coloque a mesma junto ao pé e faça a marca, depois coloque ela na parte de baixo/fora da sapatilha e pronto, vc vai achar o local marcado. Lembrando que essa medida é apenas uma de muitas que deverão ser feitas…

  • Etienne Ferreira Maia

    Comprei minha primeira sapatilha. Meu maior medo era mudar a minha posição da bike ( bikefit estava perfeito). Regulei a sapatilha e muita caimbra e dor na sola do pé. Coloquei os taquinhos todo para frente e todo para trás e a dor só mudava de lugar. Preciso fazer um bike fit novamente ? A sapatilha pode modigicar tanto assim?

    • Munir Corretor

      Geralmente as medidas ficam guardadas com o profissional que fez seu bike fit, nesse caso fale com ele e repasse somente as sapatilhas, ele faz os ajustes…